O deputado Alceni Guerra (DEM-PR) propôs nesta segunda-feira (23) à Mesa Diretora da Câmara que crie uma secretaria de Marketing para mostrar à população o que o Congresso faz de bom, com a mesma competência que a imprensa divulga as mazelas do poder. Diante do levantamento mostrando que os deputados consumiram um milhão de litros de gasolina nos últimos dois meses, quantia suficiente para dar 255 voltas ao redor da Terra, Alceni cobrou da Mesa que se organize "de forma pró ativa" para dar conhecimento público do "lado bom do Congresso", que a seu ver é "oculto e ignorado pela população".

"A imprensa tem o direito e o dever de fiscalizar o Legislativo" disse Alceni. O problema, segundo ele, é que "centenas de coisas boas estão acontecendo no Congresso" e a população não fica sabendo. "As pesquisas de opinião mostram que só 1,1% da população tem conceito positivo do Congresso e a culpa é da Casa que acaba não divulgando o que se faz", avaliou.

Ele sugeriu que a Câmara contrate um marqueteiro para "traduzir em linguagem moderna e popular" os feitos dos deputados e defendeu o nome do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que já presidiu a Casa, para a nova secretaria de marketing. "O Congresso precisa tomar uma providência urgente para melhorar sua imagem, senão amanhã o povo vai querer fechá-lo", concordou o deputado Humberto Souto (PPS-MG), ao manifestar apoio à idéia da secretaria de marketing.