Agroindústria familiar em Apucarana

Para se dedicar nos cuidados da filha nascida há nove anos com Síndrome de Dow, Marli Martarelli largou o emprego de professora apucaranense e fez do Sítio Santa Bárbara, um novo e encorajado modo de viver, cercada de um parreiral instalado pelo pai na década de 60.

Nesta semana, ela e o marido Luiz Carlos recepcionaram dezenas de convidados na propriedade localizada na Rodovia do Milho, PR170 K1, no Distrito do Pirapó, durante a inauguração do mais novo empreendimento familiar do município de Apucarana, o Suco D?Kaza, com uvas colhidas em seis dos 35 hectares existentes.

Segundo o médico veterinário José Francisco Lacerda, do Emater e executor regional do Programa Agroindústria Familiar Fábrica do Agricultor da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a região de Apucarana com 13 municípios têm 62 agroindústrias cadastradas. ?17 estão aptas a participarem da 2ª Edição da Feira Sabores da Região de Apucarana, que acontece em junho na Festa da Cerejeira e das duas gôndolas varejistas do programa, instaladas em dois supermercados da cidade?.

A idéia da fabricação artesanal e familiar de suco de uva, lembra Luiz Martarelli, tem três anos e vinha acalentada pela visita que fez em um empreendimento similar no município de Capanema. ?Com apoio do Governo do Paraná, através do Emater e do Programa Fábrica do Agricultor, foi possível um financiamento governamental de R$ 25 mil do Pronaf D e mais R$ 25 mil de recursos próprios.

A agroindústria tem capacidade de produzir 10 mil litros ano, processando toda a uva da propriedade das variedades niágara e isabel. Para cumprir a meta, a família empreendedora vai comprar 60% da uva necessária junto a viticultores da região. O suco produzido já conta com a certificação do Serviço de Inspeção Municipal e em processo de andamento a certificação federal.

?Pela agroindústria a família não necessita ir na cidade buscar emprego, porque pode ocupar toda a mão-de-obra disponível adulta e manter todos na propriedade rural com a mesma e até melhor qualidade de vida sonhada no ambiente urbano?, assegura a médica veterinária Gayza Iácono, gerente regional do Emater de Apucarana,

?O importante nessa atividade é ter o foco voltado para o negócio, que tem que dar resultado econômico, social e ambiental?, argumenta Gayza, lembrando que o empreendimento deve ainda gerar mais renda pela agregação de valor na propriedade rural e também contribuir na expansão da economia local.

O Programa Fábrica do Agricultor atende 1,3 mil agroindústria, beneficia 2,5 mil agricultores familiares e no apoio à comercialização mantém 11 centros regionais em margens de rodovia, 57 gôndolas varejistas em supermercados de 25 municípios, além de promover as Feiras Sabores do Paraná na capital e nas principais cidades do Estado.

Voltar ao topo