Agroindústria eleva o nível do emprego industrial no Paraná

A agroindústria é o setor que mais tem contribuído para a geração de empregos na indústria de transformação no Paraná. Desde o início do ano, foram 16.193 postos de trabalho criados, o que corresponde a 70,8% das 22.870 vagas geradas de janeiro a agosto. Os dados foram divulgados hoje pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, regional Paraná (Dieese-PR).

Segundo informações do Caged/ Ministério do Trabalho, agosto apresentou variação positiva de 0,5% em relação a julho, o que corresponde a 2.157 novos postos de trabalho no Paraná – a maioria deles (96,4%) no interior do Estado. No acumulado do ano, a variação é de 5,59% e nos últimos 12 meses, 4,81%.

“De forma geral, o emprego na indústria de transformação paranaense está concentrado no interior, é puxado pela agroindústria e marcado pelo crescimento na exportação”, resumiu o supervisor técnico do Dieese-PR, Cid Cordeiro. De janeiro a agosto, do total de vagas geradas (22.870), 93% estão concentradas no interior. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo