Agritempo acerta nas previsões

Brasília – O Sistema de Monitoramento Agrometeorológico (Agritempo) está apresentando dados e nível de confiança das previsões climáticas comprovados por acertos de 95% para quatro horas e de até 60% para cinco dias. O serviço da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) permite detectar a época mais recomendada para o plantio de diversas culturas agrícolas, quando e como manejar corretamente as lavouras.

Um dos objetivos do sistema é promover a racionalização e a profissionalização da agricultura brasileira. Mas o principal resultado foi o de disponibilizar aos produtores rurais informações gratuitas e públicas para elaboração de diagnósticos locais pelo próprio usuário conforme os modelos que ele adotar.

De acordo com o coordenador do Agritempo, Eduardo Assad, as previsões são atualizadas a cada 12 horas. ?Com isso, o nível de confiabilidade é sempre crescente?. Estamos baseados nos melhores modelos de previsão de tempo e clima do Brasil, que vêm do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Somar de Meteorologia e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)?, completou.

Para Eduardo Assad são diversos os benefícios para o produtor. ?Além do acesso aos boletins agrometeorológicos que trazem diagnóstico regional da situação, a cada sete dias, e às informações climatológicas da região como principais benefícios do sistema, o produtor pode ter acesso às informações meteorológicas com atualização dos diagnósticos de previsão do tempo, duas vezes ao dia. Ainda poderá acessar as indicações do zoneamento agrícola de riscos climáticos, em que são recomendados as datas de plantio, os tipos de solo e os cultivares apropriados para cada município brasileiro?, afirmou Assad.

Os dados estão disponíveis no site http://www.agritempo.gov. br/.

Voltar ao topo