Agricultores do Oeste do Paraná visitam o Porto

Agricultores da região Oeste do Paraná visitaram o Porto de Paranaguá nesta segunda-feira (6), quando foram recebidos pelo superintendente interino da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio de Souza e pelo diretor empresarial Ruy Zibetti. O grupo formado por 46 produtores da Cooperativa Agropecuária União (Coagru) conheceram as instalações portuárias e a estrutura utilizada no escoamento de grãos.

A visita, segundo o gerente administrativo-financeiro da Coagru, Claudemir Cavalini, parte de uma preocupação da cooperativa em apresentar aos seus cooperados como o esforço deles no campo se estende a outras estruturas do Paraná, como a portuária. ?Conhecemos como o Porto é importante para a agricultura do Paraná. A visita nos dá a dimensão sobre o trabalho que é feito aqui a partir do nosso trabalho no campo?, disse Cavalini.

Formada por pequenos produtores de soja, milho e trigo, a Coagru integra produtores dos municípios de Ubiratã, Campina da Lagoa, Nova Cantu e Anahy. Segundo Cavalini, o principal objetivo da cooperativa é manter o homem no campo, meta que se soma aos propósitos do governo do Estado em dar maiores condições para que os agricultores permaneçam zona rural.

?Procuramos a diversificação de cultivos para manter o agricultor no campo, evitando que ele saia de sua propriedade e engrosse os cinturões periféricos das grandes cidades do Paraná. E, para isso, contamos com o apoio do Governador com programas que o incentivam a continuar produzindo?, comentou Cavalini.

Visitas internacionais

Nesta terça-feira (7), será a vez de agricultores estrangeiros visitarem o Porto de Paranaguá. Vindos de Toronto, Vancouver, Londres e dos Estados Unidos, produtores de cereais estarão, a partir das 9h30, conhecendo as instalações portuárias. Ainda em fevereiro, no dia 14, às 13h30, produtores alemães da Cooperativa Floerkemeier estarão visitando o Porto de Paranaguá.

Levantamento feito pelo setor de Relações Públicas da Appa mostrou que, apenas em janeiro, 445 visitantes estiveram no Porto de Paranaguá. Porém, o número chega a ser ainda maior, em virtude das visitas que não são previamente agendadas.

Voltar ao topo