Agentes do Hamas e do Fatah trocam tiros em Rafah

Agentes do Hamas e do Fatah trocaram tiros no momento em que o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Ismail Haniye, deixava a Faixa de Gaza para seguir viagem com destino à Arábia Saudita, disseram testemunhas

Haniye, que estava na ala vip do entroncamento de Rafah no momento do tiroteio, atravessou sem problemas para o lado egípcio da fronteira antes de seguir para a Arábia Saudita, onde participará de um esforço internacional pela reconciliação entre o Hamas e o Fatah. Segundo as testemunhas, a troca de tiros ocorreu numa área externa do entroncamento e durou cerca de dez minutos. Não há informações referentes a vítimas.

Agentes do Fatah e do Hamas negaram a versão das testemunhas e disseram que não houve tiroteio. Segundo eles, forças de segurança efetuaram apenas disparos para o alto para dispersar uma multidão que tentou forçar passagem pela fronteira depois da chegada de Haniye. Milhares de pessoas aguardam nos dois lados do entroncamento de Rafah, fechado desde 8 de janeiro por causa de alertas de segurança emitidos por Israel. Rafah é a única conexão dos habitantes de Gaza com o mundo exterior. Os portões foram brevemente reabertos exclusivamente para permitir a passagem de Haniye.

Voltar ao topo