Agência Nacional de Águas realiza seminário em Curitiba

A Agência Nacional de Águas (ANA) promove nesta quinta e sexta-feira (01 e 02), em Curitiba, o IV Seminário Regional de Acreditação de Laboratórios em Análises da Qualidade da Água, destinado a profissionais que atuam em laboratórios públicos e privados. Participam do evento, realizado no Centro de Treinamento da Sanepar, cerca de 120 técnicos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília e de outras regiões do país.

O seminário tem por objetivo divulgar o Programa Nacional de Acreditação de Laboratórios em análises da Qualidade da Água (Prolab). De acordo com o diretor da ANA, Dalvino Trocolli Franca, a agência está montando uma rede nacional de laboratórios credenciados que possam fazer as análises que a agência necessita para desenvolver suas atividades de outorga para uso dos recursos hídricos e de fiscalização.

Os laboratórios que têm interesse em prestar serviços à agência nacional devem buscar a acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro). Para a coordenadora do Prolab, Ana Lúcia Dolabella, ?a acreditação representa importante oportunidade para a capacitação técnica e profissional dos laboratórios. Para a ANA, significa a garantia de receber informações padronizadas quanto à metodologia de análises, e que oferecem segurança quanto aos resultados.?

O diretor de Operações da Sanepar, Wilson Barion, disse que a empresa, por intermédio dos quatro laboratórios distribuídos em todo o Paraná ?tem interesse em ser parceira da ANA.?

Os laboratórios que venham a integrar a rede do Prolab podem prestar serviços em todo o território nacional. O Conselho Federal de Biologia também participa do Prolab.

Voltar ao topo