Rio de Janeiro – As obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) podem ser uma oportunidade para a utilização de materias de construção modernos, feitos a partir de tecnologias inovadoras, sustentáveis e mais econômicas. A expectativa é do diretor de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Evando Mirra.

continua após a publicidade

Para ele, o Programa de Aceleração do Crescimento relança as bases do investimento em infra-estrutura no país e gera oportunidades no campo da inovação. Como exemplo, Mirra indicou a pavimentação das estradas nacionais. O PAC abriria oportunidades para o aproveitamento de materiais como o cimento feito a partir de rejeitos do petróleo.

?Você barateia a produção de cimento usando ingredientes que são nobres para essa fabricação, mas que são baratos porque vêm como rejeitos de petróleo?, afirmou o diretor de Inocação da ABDI, à Agência Brasil.

Segundo ele, outra linha de pesquisa interessante é o da proteção superficial de cimento e concreto, o que já vem sendo obtido a partir de revestimento com matérias-primas como borracha ou tinta. Esses materiais atuam como bloqueio ou escudo  para manter as propriedades do cimento por muito mais tempo.

continua após a publicidade

?Para que isso seja rentável, você tem que ter escala. O PAC cria condições excepcionais para que a gente aproveite essa oportunidade e instaure práticas mais modernas e inovativas para os materiais de construção. Isso vale para todo o espectro de ações. Abre oportunidades para o ambiente inovador.?

A ABDI é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, instituída como Serviço Social Autônomo.

continua após a publicidade

Busca promover o desenvolvimento industrial e tecnológico brasileiro por meio do aumento da competitividade e da inovação. Atua de acordo com diretrizes estabelecidas por representantes do governo e da sociedade civil.