Foto por: Stephane de Sakutin
A polícia sul-africana informou nesta quinta-feira que irá reforçar o dispositivo de segurança para a partida das oitavas de final da Copa do Mundo entre Alemanha e Inglaterra, no domingo, em Bloemfontein (centro), considerada de risco.
“Houve tensão entre ambas as equipes no passado e, evidentemente, vamos levar isso em consideração para nossas mobilizações”, declarou à AFP a porta-voz da polícia nacional, Sally de Beer.
“A polícia considera que o perfil de ambos os times justifica reforçar as medidas de segurança para essa partida”, completou o funcionário.
A última vez que essas duas seleções se enfrentaram, durante a Eurocopa da Bélgica e Holanda em 2000, as tranquilas ruas da cidade belga de Charleroi converteram-se durante dois dias em uma espécie de campo de batalha. Em torno de 500 ‘hooligans’ foram presos durante os confrontos.
A polícia sul-africana trabalha com seus colegas britânicos e alemães para evitar que os eventos ocorridos na pequena cidade belga voltem a ocorrer.
“Eles vigiam o comportamento de seus torcedores e se detectam um foco de agitação, emitem o alerta, e a partir daí tratamos do problema juntos”, explicou De Beer.
A África do Sul recrutou em torno de 44.000 efetivos suplementares para garantir a segurança das partidas e dos torcedores nessa primeira Copa do Mundo disputada no continente.