Aeroportos têm recorde de desembarques domésticos

O movimento de passageiros nos aeroportos brasileiros no mês de janeiro somou 4,38 milhões de passageiros, um aumento de 4,85% na comparação com o mesmo período de 2006. Segundo o Ministério do Turismo (MTur), desse total, 4,11 milhões são relativos aos vôos regulares realizados pelas companhias aéreas no mercado doméstico. "Esse desempenho é recorde. Pela primeira vez, em toda a história, superamos a marca dos 4 milhões", disse o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia.

Para o diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur, José Francisco de Salles Lopes, a marca é resultado do consistente crescimento do turismo nacional. Em 2006, apesar da redução de assentos provocada pela crise da Varig, o setor registrou 46,3 milhões de passageiros em vôos regulares e fretados, 7,38% superior à performance do ano de 2005. "É um movimento firme e ascendente em direção aos 50 milhões de desembarques domésticos" observa o diretor.

Os desembarques de passageiros de vôos internacionais, em janeiro, registrou queda de 8,84%, em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, houve aumento de 5,5% nos vôos charters, especialmente da Europa para o Brasil. O total de vôos não-regulares somou 64,86 mil vôos, recorde segundo o Mtur, frente a 61,44 mil, em igual período de 2006.

Voltar ao topo