Aeroporto de União da Vitória está com nova pavimentação

Estão concluídas as obras de recuperação do pavimento do aeroporto José Cleto, em União da Vitória, região Sul do Estado. De acordo com o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, além da pista, de 1.000 por 23 metros de área, receberam nova camada asfáltica os pátios de estacionamento de aeronaves e veículos, com investimento de R$ 142 mil.

?Esses serviços já foram realizados em diversos aeródromos do Estado e visam, principalmente, a melhoria de toda a área pavimentada do terminal, incluindo a pista de pousos e decolagens, os hangares e o estacionamento de veículos, além da sinalização horizontal para garantir a segurança dos usuários?, explica Pugliesi.

O secretário lembra que o Governo do Estado vem investindo, desde 2003, na recuperação da capacidade de operação de aeroportos públicos no Paraná. ?Dessa forma contribuímos para o crescimento e desenvolvimento das atividades econômicas nos municípios?, revela.

Há mais de 10 anos não se realizava um programa de obras em aeroportos públicos, conforme informações da Secretaria. ?Tal negligência fez com que os terminais se tornassem inseguros e ineficientes para o atendimento da demanda, por menor que fosse em determinados municípios?, completa Pugliesi.

?Alguns aeroportos recuperados apresentam um número impressionante de pousos e decolagens por mês. Outros são utilizados por unidades de UTI móvel, necessitando da máxima qualidade do pavimento e segurança na operação?, constata o secretário.

Obras

Para o ano de 2006, a Secretaria prevê a licitação das obras no aeroporto Paulo Abdala, em Francisco Beltrão; Santana, em Ponta Grossa; e Aeroporto Municipal, em Guaíra.

Até agora, já foram revitalizados os terminais Orlando de Carvalho, de Umuarama; Capitão João Busse, de Apucarana; Alberto Bertelli, de Arapongas; Edu Chaves, de Paranavaí; Aeroporto Municipal, de Guaratuba; e Santos Dumont, em Paranaguá. Outros 11 aeroportos tiveram a sinalização horizontal renovada.

Voltar ao topo