Aeroporto de Guaíra passa por obras de restauração

Um convênio assinado entre a Secretaria dos Transportes e a prefeitura de Guaíra vai garantir a realização das obras no aeroporto municipal da cidade. A parceria, autorizada nos últimos dias pelo governador Roberto Requião, já está em andamento e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em julho deste ano. O valor máximo a ser investido é de R$ 394 mil.

A pista de 1.300 metros vai receber obras de rejuvenescimento do pavimento cerca de 29 anos depois da sua implantação. Estão previstas também intervenções nos pátios de estacionamento de aeronaves, de veículos e a sinalização horizontal (pintura de faixas), medidas que vão aumentar a segurança dos usuários. Os serviços incluem ainda a pavimentação do acesso rodoviário de 650 metros ao aeroporto, localizado na BR-272.

O secretário dos Transportes e diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rogério Tizzot, lembra que a pavimentação da pista foi realizada ainda em 1977. ?O estado de degradação que a pista do aeroporto de Guaíra apresenta denuncia os seus 29 anos de existência e o pouco cuidado que recebia nos últimos anos?, destacou.

Mais obras

?É por isso que o Governo do Paraná vem investindo desde 2003 na recuperação da capacidade de operação de aeroportos públicos no Estado. Dessa forma, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento das atividades econômicas nos municípios?, revelou o secretário.

Há mais de 10 anos não se realizava um programa de obras em aeroportos públicos, conforme informações da Secretaria. ?Tal negligência fez com que os terminais se tornassem inseguros e ineficientes para o atendimento da demanda, por menor que fosse em determinados municípios?, completou Tizzot.

Alguns dos aeroportos já recuperados, recordou, apresentam um número impressionante de pousos e decolagens por mês. Enquanto outros são utilizados por unidades de UTI móvel, necessitando da máxima qualidade do pavimento e segurança na operação.

Para o ano de 2006, estão previstas também as obras nos aeroportos Paulo Abdala, em Francisco Beltrão e Santana, em Ponta Grossa.

Voltar ao topo