Advogado diz que houve crime e corrupção no projeto da Usimar

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro disse hoje que, até as eleições de outubro, vai conseguir provar que são infundadas as denúncias feitas contra seus clientes, a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney e seu marido, Jorge Murad, por envolvimento no desvio de recursos do Projeto Usimar Equipamentos Automotivos, financiando pela extinta Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Na denúncia que entregam hoje à Justiça Federal do Tocantins, procuradores do Ministério Público acusam o casal de ter se beneficiado diretamente dos R$ 44 milhões liberados para o projeto financiado pela extinta Sudam, que nunca saiu do papel.

O advogado de Roseana e Murad afirma que seus clientes são os principais interessados em querer esclarecer o que houve com o dinheiro destinado ao projeto. Até porque, acreditam que houve mesmo irregularidade entre a liberação do dinheiro pelo Tesouro Nacional e a destinação dada pela Sudam. ?O que não é aceitável é a idéia de que o governo do Maranhão poderia auxiliar no desvio?, afirma.

O advogado Almeida Castro diz não ter dúvida de que houve crime e corrupção no projeto ?fantasma? da Usimar, mas afirma que não aceita o fato de os procuradores relacionarem as denúncias existentes contra o ex-senador Jader Barbalho à suposta participação de Roseana e Murad no esquema. ?Eles não tinham sequer contatos de amizade?, alega. ?Estão forçando a barra, colocando tudo no mesmo balaio?.

Voltar ao topo