Adolescentes reúnem-se em Faxinal para discutir direitos fundamentais

O ?Encontro Estadual de Garantia dos Direitos dos Adolescentes?, que acontecerá entre esta sexta e segunda-feira (23 e 26), reunirá mais de 500 adolescentes, além de acadêmicos, conselheiros e técnicos que atuam na defesa dos direitos dos adolescentes no Estado, para incentivar os jovens a participarem ativamente nas discussões sobre políticas públicas em seus municípios.

O encontro, promovido pelo Instituto de Ação Social (Iasp), em parceria com a Secretaria de Educação, acontecerá em Faxinal do Céu, município de Pinhão.

A presidente do Iasp, Thelma Alves de Oliveira, explica que a realização do encontro foi sugerida durante o V Encontro Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, que aconteceu em 2005, quando adolescentes de todo o Estado participaram pela primeira vez de discussões como essa. ?Este encontro foi uma solicitação dos próprios adolescentes que participaram da Conferência do ano passado. Eles sentiram a necessidade de fortalecer a participação e a reflexão dos jovens no seu papel da sociedade?, afirma Thelma.

O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Emerson Nerone, garante que essas ações são incentivadas e apoiadas pela Secretaria. ?Essa iniciativa dos próprios adolescentes vai ao encontro da política de protagonismo juvenil, que é a política que nós pregamos?, completa Nerone.

Segundo o secretário, durante os três dias de reunião os participantes farão trabalhos em grupos, oficinas, mesa-redonda, debates e apresentações culturais. ?Cada jovem voltará para sua cidade com a idéia de como participar de maneira eficiente das discussões dentro da realidade de suas cidades?. No último dia, uma Carta Aberta será elaborada e encaminhada para autoridades de cada município, para que as propostas sejam aplicadas na cidade de origem dos adolescentes.

O Encontro Estadual de Garantia dos Direitos dos Adolescentes começa às 15horas do dia 23, e o encerramento será ao meio-dia do dia 26.

Voltar ao topo