Administrador, profissão estrela!

Uma das principais características da profissão de administrador é sua amplitude, pois permite atuação numa extensa gama de áreas, em empresas de todos os portes e ramos de atuação. As principais áreas de atuação do administrador são:

Administração Geral: planejamento estratégico, fusões e aquisições, decisões estratégicas, gestão organizacional e governança corporativa.

Administração financeira: planejamento financeiro e orçamento, controladoria, contas a pagar, contas a receber, tesouraria, contabilidade, investimentos.

Administração de Materiais: compras, armazenagem e distribuição.

Administração mercadologica: pesquisa, estratégia, gestão de produtos e serviços, propaganda e publicidade, gestão de preços, ponto de venda e atendimento a cliente.

Gestão de pessoas e relações industriais: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, benefícios, rotinas trabalhistas
e relacionamento com sindicatos.

Gestão de projetos e inovação: planejamento, gestão e controle de projetos. O administrador atua em empresas públicas e privadas, e pode desenvolver sua carreira de diferentes formas:

Executivo: colaborador contratado numa empresa, e que pode exercer as funções de Presidente, Diretor, Gerente, Analista, Assessor e outras correlatas.

Professor: em uma ou mais disciplinas dentre as áreas de atuação da Administração.

Empreendedor: realizar o sonho de criar seu negócio próprio, gerando empregos e contribuindo para desenvolvimento do país.

A profissão administrador requer uma ampla e boa formação superior e experiência por que atuará em mercados já ocupados por outros profissionais e terá que propiciar e demonstrar resultados a todo momento. Deve possuir habilidade para comunicar, motivar e liderar outros profissionais.

– economistas e contadores na área financeira;
– psicólogos, médicos e advogados na área de recursos humanos;
– publicitários, sociólogos e psicólogos na área de marketing;
– engenheiros na área de produção.

Competências

– Administrar pessoas e equipes
– Visão ampla, profunda e articulada do conjunto das áreas de conhecimento
– Identificação de problemas, formulação e implantação de soluções
– Relacionamento interpessoal
– Atitude empreendedora profissionalismo
– Comportamento ético

Fonte: adaptada da Pesquisa CFA sobre Perfil do Administrador

Para saber mais sobre as carreiras, cargos, requisitos, salário e mercado de trabalho, acesse:
www.cbo.com.br
www.bne.com.br
www.catho.com.br
www.manager.com.br