ACP apóia o governador Roberto Requião na questão do petróleo

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Claúdio Slaviero, enviou nesta quinta-feira (12) um ofício apoiando a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) movida pelo governador Roberto Requião para impedir a realização do leilão de áreas de exploração e produção de petróleo e gás natural da Petrobrás.

No ofício, Slaviero informou que a postura de indignação ao leilão é de todos os membros da ACP, que congrega mais de 7 mil empresas. “É preciso que a sociedade se mobilize contra a degradação do patrimônio brasileiro, contra o absurdo que se planeja contra os interesses nacionais”, afirmou.

O presidente ressaltou que o Banco Central americano, preocupado com as pequenas reservas petrolíferas do seu país, prepara respostas para eventuais ameaças inflacionárias. Já o Governo brasileiro, segundo Slaviero, “demonstra total desconhecimento da importância estratégica que o petróleo tem para qualquer país sobreviver”.

Ainda na correspondência enviada ao governador, o presidente da ACP critica a atual política econômica do Governo Federal. “O Governo brasileiro pratica uma rígida política monetária, que não tem tido resultados positivos sobre as pressões do petróleo, commodities e tarifas”, citou.

STF 

Na última segunda-feira (09), o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, protocolou no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade em nome do governador Roberto Requião. A Ação pede a concessão de medida cautelar para interromper o leilão que a Agência Nacional de Petróleo pretende fazer para privatizar áreas de exploração e produção de petróleo e gás natural da Petrobrás.

“Esse leilão me preocupa já que coloca à disposição das multinacionais as últimas províncias petrolíferas brasileiras. As empresas vencedoras poderão exportar todo o petróleo encontrado sem deixar nada no Brasil e pagando somente os impostos da operação”, explicou Requião.

Voltar ao topo