Acordo põe fim à greve nacional do Ibama

O comando de greve dos servidores do Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama) pôs fim na manhã desta segunda-feira à paralisação que durou 18 dias. A decisão foi tomada pela maioria das assembléias que aconteceram hoje nas representações estaduais do órgão.

Entre as reivindicações dos servidores atendidas está a revisão do plano de carreira do instituto. Desde janeiro de 2002, quando o plano foi implantado, os servidores reclamam de diferenças salariais. Segundo Ana Maria Cruz, do Departamento Estratégico do IBAMA, servidores com muitos anos de casa, com pós-graduação e títulos de pesquisador, recebiam praticamente o mesmo salário de um funcionário recém contratado por meio de concurso público. Com o acordo, esses fatores como formação e tempo de serviço vão determinar o salário do funcionalismo.

Entre os itens que não foram atendidos pela direção do Ibama está a inclusão dos aposentados no plano de carreira. A reivindicação será encaminhada à Casa Civil para discussão. Farão parte da mesa de negociações representantes do governo e dos servidores do órgão, da Casa Civil e lideranças políticas envolvidas com as políticas da área ambiental. (Correio Web)

Voltar ao topo