Ações do Paraná contra aftosa são elogiadas por entidades paraguaias

A transparência e a agilidade do Governo do Paraná na luta contra a aftosa foram elogiadas pelo presidente do Serviço Nacional de Qualidade, e Saúde Animal (Senacsa), do Paraguai, Hugo Corrales Irrazábal. Os elogios foram feitos neste sábado, em Foz do Iguaçu, durante a reunião com o vice-governador Orlando Pessuti e representantes da Secretaria da Agricultura, Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec) e do Ministério da Agricultura.

Segundo Pessuti, o objetivo do encontro foi esclarecer os representantes dos setores público e privado do Paraguai sobre as ações e procedimentos praticados pelo Governo do Paraná, em parceria com entidades privadas, para impedir que o vírus da aftosa atinja o rebanho paranaense. ?Assim que ficamos sabendo do foco de aftosa em Mato Grosso do Sul, agimos imediatamente. Tomamos todas as medidas necessárias. Colocamos todos os procedimentos sugeridos pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal)?, afirmou.

Durante a reunião, os representantes do Paraná apresentaram, detalhadamente, à comitiva do Paraguai todas as ações práticas, voltadas à prevenção da doença, como interdição de propriedades , reforço das barreiras sanitárias, suspensão de exposições, leilões e rodeios, além das resoluções baixadas pelo Governo do Estado, que fortaleceram o controle sanitário. Os brasileiros também destacaram a importância de Brasil e Paraguai unirem esforços para que, em conjunto, possam cooperar para a melhoria da sanidade animal e vegetal da América do Sul.

Voltar ao topo