Ações da Petrobras caem na Bovespa e em Nova York

O anúncio da compra da Perez Companc pela Petrobras surpreendeu o mercado e repercutiu mal nos papéis da empresa, que caíram no Brasil e em Nova York. Na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) a queda das ações ordinárias foi de 8,90% e na bolsa norte-americana, de 1,36%. Em conferência telefônica com analistas de mercado estrangeiros, o presidente da companhia, Francisco Gros, foi questionado quanto a um investimento deste porte em uma Argentina em crise.

O principal argumento dos analistas foi o efeito da operação na estratégia da estatal de reduzir seu custo de capital e tornar-se investment grade. ?A operação vai elevar o risco dos papéis da companhia?, afirmou a analista de petróleo do banco BES Securities, Mônica Araújo. Gros rebateu que 52% das reservas da Perez Companc estão fora da Argentina, contribuindo para os planos da estatal de aumentar sua produção fora do Brasil.

?No curto prazo, a compra tem impacto negativo nas ações da Petrobras, pois a situação na Argentina está ruim e a operação terá impacto no balanço da empresa?, avaliou Mônica. Ela ressalta que, a médio e longo prazos, porém, é a aquisição é positiva, pois contribui para a estratégia da empresa de se tornar uma companhia de energia com forte presença no Cone Sul.

A Perez Companc foi fundada em 1946, como uma empresa de navegação. A atividade, porém, foi abandonada aos poucos, para o foco em áreas díspares como energia e alimentos. Atualmente, a empresa produz por ano, além de petróleo e energia, 21 milhões de litros de leite e 10 mil toneladas de carne bovina, além de 76 mil toneladas de grãos e 100 mil metros cúbicos de madeira. Tem forte presença na área petroquímica, com 75% do mercado argentino de poliestireno.

Gros disse aos analistas que a empresa ainda não se decidiu sobre o futuro dos ativos fora da área de petróleo e gás. Para especialistas, a empresa poderá vender os ativos fora de seu negócio principal. ?O difícil vai ser encontrar comprador na Argentina neste momento. Mas são operações marginais, que não prejudicam o grupo?, disse Mônica.

Voltar ao topo