Foto: Ricardo Almeida/SMCS
Daniel Moreira da Rocha, técnico da
PMC, explica forma de combate ao Sr.
Peter Jurgenjapp, morador do Água Verde.

O Dia D contra a dengue, mobilização nacional marcada para 29 de novembro, terá em Curitiba uma série de ações preventivas em todos os bairros da cidade. A programação prevê mutirões de limpeza: varreduras em casas, postos de gasolina, empresas da BR-116, estabelecimentos comerciais e áreas críticas; orientação e panfletagem em escolas e unidades de saúde; ações junto à grupos de idosos, jovens e caminhoneiros; caminhada e palestras.

A Secretaria Municipal da Saúde dispõe de uma equipe de 161 técnicos que atuam no controle do mosquito transmissor em toda a cidade. O trabalho é priorizado em áreas de maior risco, onde a inspeção e aplicação de larvicida em residências são feitas a cada dois meses. Nos demais bairros, a inspeção é feita de quatro em quatro meses, por amostragem, ou seja, a cada 10 imóveis, um é escolhido para ser vistoriado.

As ações são mais intensas acontecem nos bairros Fanny, Boqueirão, Cajuru, Xaxim, Guabirotuba e Uberaba, onde foram encontradas larvas do mosquito. Além das casas, os agentes também visitam empresas consideradas de risco para a proliferação do mosquito, como transportadoras, borracharias, oficinas e ferro-velhos.

Os agentes de saúde se apresentam devidamente identificados. Eles são obrigados a usar crachá de identificação com foto, nome completo, número da carteira de identidade e telefone da empresa para contato, no caso de qualquer dúvida por parte dos moradores. Usam calça, jaqueta e boné azul, camiseta branca com a logomarca da Prefeitura de Curitiba e da empresa SAU – Saneamento Ambiental Urbano, que contrata os profissionais. (PMC)

continua após a publicidade

continua após a publicidade