Ação integrada melhora qualidade dos bares no litoral

O trabalho realizado pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) no litoral do Paraná vem mudando a realidade de bares, lanchonetes e similares. A comprovação veio da última operação das equipes da Aifu, na noite de quarta-feira (10), em Matinhos. Dos 20 estabelecimentos fiscalizados, apenas um estava irregular e teve as atividades paralisadas. ?Hoje, a exceção é a paralisação das atividades?, afirmou o coordenador da Aifu, Benedito Facini. Desde que teve início a Operação Viva o Verão, em 20 de dezembro, já somam 11 as operações feitas pela Aifu, com a visita a mais de 120 estabelecimentos em Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Ilha do Mel.

O trabalho da ação integrada no litoral teve início antes mesmo da temporada de férias. No início de dezembro, as equipes visitaram quase 400 estabelecimentos comerciais para informar aos proprietários como funciona a fiscalização e o que é preciso para evitar uma autuação ou até mesmo o fechamento do comércio. Houve ainda o esclarecimento quanto ao som alto. ?Fizemos uma blitz de orientação. Agora que os comerciantes já sabem quais serão os pontos atacados na fiscalização veio a surpresa. A grande maioria dos responsáveis por esses comércios está funcionando dentro da legalidade?, destacou Facini. ?Quem ganha com isso é a comunidade?, completou.

Nas fiscalizações da Aifu, as equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil fazem a linha de frente. Depois da revista aos freqüentadores do local a ser vistoriado entram em cena os demais órgãos que atuam em conjunto. Técnicos da vigilância sanitária, fiscais das secretarias municipais de finanças e integrantes do Corpo de Bombeiros solicitam, em seguida, a documentação necessária ou fazem a verificação das instalações para constatar as condições de higiene. ?Quando começamos a fazer este trabalho, há 3 anos, a maioria dos estabelecimentos estava funcionando irregularmente. Agora estamos verificando que os comerciantes estão cada vez mais conscientes?, afirmou Facini.

Quiosques

A partir da próxima segunda-feira (15), a Ação Integrada de Fiscalização Urbana vai atuar em outra frente, quando terá início a vistoria nas instalações de quiosques e produtos vendidos por ambulantes na areia da praia. ?Este ano a Operação Viva o Verão está enfatizando a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida e esta fiscalização vai acontecer em face de denúncias que estamos recebendo. Como não queremos prejudicar o trabalho de ninguém estamos anunciando antecipadamente quando começa a fiscalização?, disse Facini. O trabalho começa em Guaratuba. Na terça-feira (16), as equipes vão estar em Matinhos e, na quarta-feira (17), em Pontal do Paraná.

Voltar ao topo