Ação frenética e muitos desafios com Faith em Mirror’s Edge

O game de parkour ainda da Dice, não lançado, é certamente um experimento interessante para os games de ação e aventura em primeira pessoa.

Depois de jogar por apenas alguns minutos, fica claro que o jogo não é como nada lançado anteriormente, e algo que realmente tem que ser visto para ser entendido e apreciado completamente.

Em uma sociedade do futuro, a protagonista do jogo é Fatih – uma “corredora” que usa os topos dos edifícios para carregar mensagens – mensagens de clientes que não podem ser interceptadas pelas autoridades opressivas.

Além disso, quando algo errado acontece, cabe a Fatih salvar suas irmãs do regime.

Forçar você a escalar e saltar de telhado em telhado em uma corrida vertiginosa sem cair não é o suficiente. Mirror’s Edge também tem um modo de tempo (Time Trial) para aqueles que querem correr de um lugar ao outro no menor tempo possível.

Além de se viciar tentando bater o seu próprio recorde, você poderá comparar os seus pontos com os seus contatos online e comparar com um banco de dado

s dos offline.

Você poderá destravar os níveis do Time Trial pelo prólogo e terceiro capítulo do modo história, e batendo diversos limites de tempos específicos no jogo.

Além de correr e cair de Faith e o balanço de suas mãos, você ainda vai experimentar o “vai e vem” da câmera, borrões dos movimentos e a sua visão vai girar quando rolar.

Ele deixa você um pouco desorientando no início, mas o ponto no centro da tela vai ajudar você manter a perspectiva.

A Dice criou um sistema de controle que é simples e intuitivo, e parece funcionar muito bem.

No caso do Xbox 360, você vai precisar usar o botão analógico (esquerda move o seu corpo e direta move a sua cabeça) e dois botões no time trial. O L1 é usado para movimentos como pular, segurar, puxar e o L2 é usado para movimentos como escorregar, rolar e descer.

Cada nível tem um número de checkpoints, normalmente eles são cinco, e antes de cada tentativa você receberá a distância e tempo para atingir uma, duas ou três estrelas.

É interessante você prestar atenção na distância que o jogo fornece (por exemplo, 220 metros), pois assim você pode descobrir se está indo pelo caminho mais curto ou não, e se você deve pegar um atalho ou não (já que a o jogo mostra a distância que você percorre).

O ambiente em Mirror’s Edge é exatamente como mostrado nos vídeos: limpa, clara, com prédios misturados à arranha-céus de vidro, telhados cobertos com construções, equipamentos e andaimes para você utilizar, e algumas áreas cobertas e esgotos.

Cada pequeno movimento pode fazer grande diferença; como o ângulos quando você está se aproximando de um canto ou esquina pode economizar alguns segundos, ou até mesmo o simples ato de abrir uma maçaneta.

O segredo do Time Trial é manter o seu “momentum” alto (ele aparece na tela em km/h). Quanto mais rápido for o ritmo, mais fácil será correr, saltar, escorregar e rolar.

Mas errar no cálculo do tempo e movimento pode fazer você perder alguns segundos para voltar a ter a velocidade de 28km/h.

Mirror’s Edge tem uma boa combinação de ambientes interiores e exteriores e você terá que enfrentar unidades de ar condicionado, trilhos, rampas, canos, parapeitos e calçadas da melhor maneira possível.

A única coisa que você precisa fazer em cada nível é passar por todos os checkpoints, a rota é por sua conta.

Mirror’s Edge será lançado na Europa em 14 de Novembro, e na América deve chegar em 11 de Novembro para o Xbox 360, PlayStation 3 e PC.