Acampamento do MST ganha primeira escola itinerante do Paraná

As crianças que moram no acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na Fazenda Araupel, em Quedas do Iguaçu, vão voltar para sala de aula. Ontem, o secretário de Estado da Educação e presidente da Fundepar, Maurício Requião, inaugurou a primeira Escola Itinerante do Paraná.

Criado a partir de um convênio entre o Movimento e a Secretaria, o projeto prevê que se os acampados mudarem de região a escola vai junto, possibilitando que os alunos tenham um ensino continuado. “É necessário que todas as crianças do Paraná tenham acesso à escola e isso não pode ser diferente com essas que vivem nos acampamentos”, afirmou o secretário. “É uma questão de cidadania”, completou.

O projeto também será desenvolvido em um outro acampamento em Quedas do Iguaçu, Cascavel, Espigão Alto do Iguaçu e em General Carneiro. Inicialmente, no acampamento 10 de maio, como é conhecido o da Fazenda Araupel, serão atendidas 600 crianças em idade escolar. Além disso há turmas de educação de jovens e adultos cujas aulas já foram iniciadas.

Para possibilitar o acesso das crianças à escola, a Fundepar levou equipamentos como mesas, carteiras, caixas d’água, lousas, mangueiras, armários e até lonas para cobrir as salas de aula.

A coordenadora da Educação do Campo na Secretaria da Educação, Sônia Schwendler, explicou que a o projeto prevê que todos os alunos das escolas itinerantes serão matriculados em uma escola base, a Escola Estadual Iraci Salete Strozaski, que fica no assentamento Ireno Alves, em Rio Bonito do Iguaçu. “As crianças vão fazer a matrícula na escola itinerante, que vai enviar os formulários para a escola-base”, afirmou. “Desta forma nós vamos ter um controle do fluxo de alunos e do rendimento”, completou.

Sônia disse ainda que, ao contrário das demais escolas, nas itinerantes os alunos não cumprem séries específicas, mas etapas. “As quatro séries do ensino básico são feitas e duas etapas. Da 5ª à 8ª série são mais duas etapas”, explicou. Segundo ela, as férias também poderão ser diferenciadas, de acordo com o calendário de cada escola. Isso significa que os alunos das escolas itinerantes podem concluir o ensino fundamental antes dos alunos das demais escolas.

Voltar ao topo