A Fundação Abrinq lança amanhã (10) a terceira edição do programa Prefeito Amigo da Criança, para mandatos que vão deste ano a 2008. O objetivo do programa é mobilizar os prefeitos para que implementem ações e políticas públicas garantindo ocumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os prefeitos devem cumprir também determinações da Organização das Nações Unidas (ONU) assumidas pelo governo federal em 2002, cujos resultados devem ser alcançados até 2015.

continua após a publicidade

Ao aderir ao programa, os prefeitos devem seguir várias etapas de um planejamento que inclui diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e um plano de ação que leve em conta promoção da saúde; acesso à educação de qualidade; proteção das crianças contra maus-tratos, exploração e violência; e implementação de orçamento público voltado para ações em benefício de crianças e adolescentes. Os prefeitos que cumprirem todas as etapas vão receber, em junho de 2008, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Segundo o diretor-presidente da Abrinq, Rubens Naves, a importância do programa está no auxílio que a fundação dá às prefeituras na hora de administrar bem os recursos para crianças e adolescentes. "A maioria dos municípios não tem condição de desenvolver um planejamento estratégico. Então, essa é uma metodologia que ajuda o gestor municipal a administrar os recursos na área da criança e do adolescente, e ajuda também a administrar em outras áreas", explicou.

Para o secretário-adjunto de Direitos Humanos, Mário Mamede, o prefeito tem papel de destaque no programa. "A Abrinq tem um papel formidável, lançando o selo Prefeito Amigo da Criança pela terceira vez e colocando a sociedade como protagonista da construção das políticas públicas, onde o prefeito tem papel de destaque", disse ele.

continua após a publicidade

A Fundação Abrinq já começou a enviar aos prefeitos e secretários de Educação, Assistência Social e Saúde de todo o país o termo de compromisso que deve ser preenchido pelos gestores e pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A expectativa é a adesão de três mil gestores municipais, sendo mil só do semi-árido brasileiro. Até agora, os estados de São Paulo e Ceará firmaram o termo.

Na primeira versão do programa, de 1997 a 2000, 821 prefeitos se inscreveram e 10 foram premiados. Na segunda versão, durante a gestão de 2001 a 2004, 1.542 municípios participaram e 126 receberam o prêmio. Destes, cinco se destacaram pelo esforço adicional: Goiânia, Porto Alegre, Santo André, em São Paulo, Timon, no Maranhão, e Uruará, no Pará.

continua após a publicidade

A Fundação Abrinq é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, que promove a defesa dos direitos e o exercício da cidadania das crianças e adolescentes. Para mais informações sobre o Programa Prefeito Amigo da Criança, basta acessar o site www.fundabrinq.org.br.