ABMH orienta mutuários contra ameaça da Caixa

A Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) está orientando as pessoas com prestações do financiamento habitacional atrasadas a procurarem a justiça imediatamente. Na semana passada, a Caixa Econômica Federal divulgou informação ameaçando executar cerca de R$ 800 milhões em contratos, cujos mutuários estão com três ou mais parcelas atrasadas.

De acordo com o consultor jurídico da ABMH, Rodrigo Daniel dos Santos, os mutuários inadimplentes não podem esperar a execução da dívida. “O ideal é que as pessoas nessa situação procurem orientação o mais rápido possível”, adverte o advogado. Ao buscar orientação, a pessoa deve levar o contrato e as parcelas do financiamento pagas. “Se for preciso, encaminhamos a pessoa ao jurídico para o ajuizamento de ação pedindo a revisão do financiamento”, completa.

Santos adverte que as pessoas que deixam para procurar a justiça só depois de executada a dívida correm risco de serem despejadas. Nesse caso, elas só retornariam ao imóvel depois de três anos, assim mesmo se vencer a ação. “Já aqueles que buscam resguardar seus direitos, oferecem depósitos judiciais e impedem a execução do débito”, explica. Caso o banco insista em fazer o leilão extrajudicial, orienta o consultor, o mutuário pode recorrer à justiça para cancelar a venda do bem.

Voltar ao topo