Abertas as inscrições para a Olimpíada de Matemática das escolas públicas

Estão abertas até dia 18 de maio as inscrições para a 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2007, para os estudantes de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) fundamental das escolas públicas, municipais, estaduais e federais de todo Brasil. O evento é uma promoção do Ministério da Educação.

De acordo com a coordenadora regional da Obmep, professora Fabiana Magda Garcia Papani, do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), todas as escolas, dentro do perfil exigido, podem inscrever seus alunos a participarem da Olimpíada, que tem por objetivo estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas. Além disso, o evento pretende contribuir para melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

?Com isto, estaremos incentivando o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional e, ao mesmo tempo, promovendo a integração das escolas públicas com as universidades públicas e dos institutos de pesquisa e as sociedades científicas?, disse.

A coordenadora regional também salienta a importância de promover o evento nas escolas para motivar os alunos para o ensino da Matemática. Ela lembra que, na segunda edição do evento, quatro estudantes de escolas da regional ganharam medalhas de ouro. A entrega da premiação foi realizada no último dia 14, em Recife, aos alunos Celia da Silva, de Dois Vizinhos; Ketlin Carolina Milani, de Maripá; Cassiano Mozar Fachin Bremm, de Toledo; e Rodrigo Nesello, de Dois Vizinhos.

Segundo dados da Direção Acadêmica da Obmep em 2005 e 2006 foram inscritos para as duas edições do evento 10,5 milhões e 14,2 milhões de alunos, respectivamente. A Obmep estará este ano premiando os alunos com medalhas de ouro, prata e bronze, além de três mil bolsas de iniciação científica e certificação de menção honrosa.

Para os professores, das escolas que se destacarem, a premiação será um curso de aperfeiçoamento no IMPA. Já às escolas que obtiverem maior pontuação receberão notebook com kit de projeção móvel e livros para composição de uma biblioteca básica em matemática e os municípios troféus.

Inscrições

Fabiana explica que as inscrições deverão ser feitas pelas escolas, mediante preenchimento (on line) da ficha de inscrição no site www.obmep.org.br. No caso das escolas com dificuldade para acesso ao site pode procurar ajuda na Unioeste no Departamento de Matemática com a professora Fabiana pelo telefone (45) 3220-3166 ou àquelas instituições de ensino que também tenham dificuldade de acesso para o recebimento de correspondência (Correios), devem indicar um endereço alternativo para a entrega do material da Obmep, ou da Prefeitura da cidade ou da Secretaria Municipal de Ensino.

Provas

A primeira fase de provas está marcada para acontecer no dia 14 de agosto nas próprias escolas que inscreveram seus alunos. Nesta etapa a prova é objetiva e terá 20 questões para todos os alunos. A correção será feita pelos professores das próprias escolas seguindo instruções e gabarito (máscara) elaborados pela direção acadêmica da Obmep.

Já a segunda fase está marcada para ser realizada no dia 20 de outubro quando participam, de cada escola, 5% de alunos em cada nível, com melhor desempenho na primeira fase. A prova será discursiva e realizada sob a responsabilidade de aplicadores escolhidos pela Obmep. Os locais das provas serão divulgados posteriormente à primeira fase. A escola deverá telefonar para 0800.61.6161 ou 21-2529-5084 caso não receba até 11 de outubro a confirmação dos classificados com o local de realização da provas de 2ª fase. Os níveis da Olimpíada está dividido em três: 1º nível ? 5ª e 6ª séries (6º e 7º ano); 2º nível ? 7ª e 8ª séries (8º e 9º ano) e no 3º nível o ensino médio.

Voltar ao topo