A melhor comida do mundo

A todo o momento estão surgindo novas dietas que se anunciam capazes de emagrecer com saúde, resolver problemas de diabetes, hipertensão, digestivos e tantos outros. Cada uma à sua maneira, busca saúde e bem estar físico e mental. Fato bem comum a todas elas é a grande dificuldade em mantê-las por toda vida, ou, mesmo por um grande período de tempo. Sem contar com os riscos à saúde, quando se mantiver por certo tempo, um regime alimentar incompleto quanto aos componentes essenciais à vida.

Mas, qual é a comida mais saudável do mundo?

As mais recentes descobertas no campo da ciência dão conta de que o organismo humano não consegue produzir 39 componentes essências para o seu funcionamento perfeito. Estes devem provir da comida que você ingere.

Sabe-se, ainda, que a sensação de bem-estar depende, principalmente, da existência de toda energia necessária para o perfeito funcionamento das funções do corpo, bem como, a harmoniosas relações entre suas partes.

Na vida moderna, a tarefa de obter naturalmente esse bem estar é muito difícil. Pretende-se fornecer aqui algumas reflexões que irão facilitar sua busca pelos caminhos da saúde e Bem-estar geral, de maneira simples e, muito importante, sem despesas extras.

A primeira informação é a ingestão da alimentação em seu estado o mais natural possível. A importância da força vital, em maior quantidade nos alimentos frescos, é de permitir transformá-los nos componentes necessários à vida. Quanto menor for tempo entre a ingestão do alimento e sua colheita, mais fácil será o processamento e a transformação do mesmo.

Outra informação da qual já se tem boa noção, é o quanto podem ser saudáveis alimentos desprovidos de componentes químicos de fertilização, agrotóxicos e outros.

Estas informações são relativas à qualidade do combustível.

Mas, como saber se ele é o componente certo para manter esta máquina maravilhosa funcionando eficientemente? A resposta é o seu bem-estar ou o seu mal-estar.

As 65 trilhões de células existentes no corpo humano produzem os elementos necessários ao seu bem-estar, ou os elementos necessários para alimentar as doenças crônicas. As células de coração, por exemplo, realizam mais de 2 milhões e meio de processos (procedimentos enzimáticos) por minuto.

Cada uma é, por analogia, um conglomerado de industrias que podem produzir bem-estar, ou mal-estar, dependendo da matéria prima utilizada.

A fundação George Mateljan, preocupa-se na pesquisa de onde se podem encontrar os 39 componentes essenciais. Diferente de qualquer proposta de dieta, esta ONG relaciona e classifica, os melhores alimentos do planeta segundo os componentes que contêm.

Está relação ficou isenta da necessidade de aquisição de complementos alimentares, ou dietas caras e exóticas, pois, seu objetivo é fornecer referência para que você possa escolher e variar sua alimentação com facilidade.

Uma compilação deste trabalho em português está sendo realizada com o objetivo de servir como referência de consulta para que se escolha a alimentação, buscando-se sempre a melhor comida do mundo. Aquela que você precisa comer agora.

Victório Jose de Almeida

é consultor de marketing, designer e estudioso da promoção do bem-estar natural.

victorioja@pow.com.br

Voltar ao topo