A história da Pediatria em ?Nossa História?

As lutas, sacrifícios e vitórias dos que se propuseram a prestar assistência às crianças no Estado do Paraná e mais especificamente em Curitiba são o tema do programa ?Nossa História?, transmitido neste sábado (25), 18h, ao vivo, pela Rádio Paraná Educativa AM 630.

Os pediatras e escritores Diether Henning Garbers e Luiz Fernando Beltrão contarão a história da evolução e do crescimento da especialidade. Até meados de 1800 a criança era conceituada como um organismo sem grande importância.

Nos primeiros dias de vida, recebia atendimento do obstetra ou da parteira, sem grandes desvelos. Depois, era conduzida a um mundo em que o mau olhado, os vermes e os dentes explicavam todas as doenças, e qualquer tentativa de divulgar normas de higiene infantil era fortemente repelida.

Somente em 1879 a Faculdade de Medicina de Paris instituiu a cátedra de Pediatria, inicialmente como apêndice da Obstetrícia. Na mesma época se instalou a especialidade na Escola de Medicina de Berlim. No Brasil, Carlos Moncorvo de Figueiredo criou a primeira clínica infantil em 1882, lançando a bandeira da assistência médico-social à criança em 1900.

No Paraná, a primeira menção à Pediatria, segundo ?Uma História da Pediatria no Paraná?, refere-se a Antonio Cândido de Leão, formado em Salvador em 1885. A produção e apresentação do programa são de Zélia Sell e Guilherme Nascimento.

Cantigas de ninar de diversos países e músicas para crianças dos grandes compositores também poderão ser ouvidas no programa pela internet na página www.nossahistoriaam630.cjb.net. Sugestões podem ser enviadas para a Caixa Postal 25 – Cep 80.011970 – Curitiba ou pelo e-mail nossahistoriaam630@hotmail.com.

Voltar ao topo