A deliciosa cucina da Cantina do Délio

Nada como a simplicidade. Em todos os segmentos, mas especialmente na cozinha. São importantes as experiências gastronômicas com a combinação de ingredientes e temperos, até mesmo algumas elucubrações químicas – que é o que tem sido feito por aí. Mas na hora em que chega à mesa aquele prato saboroso, concebido com as mesmas práticas que se prolongam por décadas, não tem prazer igual.

E foi por esse caminho que se enveredou Délio Canabrava, que um dia deixou de lado o Desenho Industrial para se dedicar exclusivamente ao fogão. Já com experiências na adolescência (morava só com o irmão) e na juventude (três anos em Londres fazendo de tudo em cozinha pra sustentar um mestrado), começou no Original Beto Batata, até fundar (com o irmão, Paulo Roberto) o Picanha Brava. Embalou a partir daí e – como já tinha em casa a fábrica de sobremesas Banoffi, por conta da esposa Renata – abriu o Jacobina, um bar com comidinhas de primeira, cozinha brasileira, que de pronto tornou-se grande sucesso. O bar de um lado da rua, a confeitaria do outro, um completando o outro.

Pensando na própria gula, por adorar a cozinha italiana, Canabrava decidiu transferir o conceito para este segmento. Foi para a Itália pesquisar a Cucina Casalinga, a comida caseira que fazem por lá, voltando para abrir a Cantina Jacobina. Um desentendimento forçou o rompimento da sociedade, deixando para trás o que havia construído (inclusive toda a fama do Jacobina, pela qual foi responsável direto) para reconstruir sua própria trajetória.

E tudo deu certo novamente. No mesmo local da cantina anterior, mudou de nome para Cantina do Délio, abriu do outro lado da rua a Bella Banoffi (além das sobremesas, almoços leves e rápidos, com preços justos) e, mais recentemente, o projeto do Bar CanaBenta numa esquina da mesma Itupava, algo raríssimo ainda mais com características de armazém.

A experiência de sabores da Cantina do Délio é uma sensação à parte. Para tanto, a casa conta com o talento de Gliciara Bueno e Rodger Weiss Gomes, responsáveis pela cozinha e que acompanham Délio Canabrava desde os primeiros tempos do Jacobina. Gliciara chegou a cursar História na universidade, mas aprendeu e fazer quitutes em sua família mineira e mudou seu curso de vida ao fazer o curso do Senac. Trabalhou em vários restaurantes – inclusive com o chef Flávio Frenkel no Blinis – e encontrou seu estilo na cozinha caseira, primeiro no Jacobina e depois, com sotaque italiano, na cantina.

Filho do comentarista esportivo Valmir Gomes, Rodger teve as primeiras influências em casa. Com a avó Josephina, segredos de forno e fogão. Com o “vô” Gomes, gaúcho de sete costados, todas as técnicas da carne no espeto ou na grelha. Também fez curso no Senac e começou a trabalhar com Giovanni Luchini, do Sapor Itália – a quem ele chama de grande mestre. Depois de uma passagem pela cozinha do Hotel Bourbon, passou a integrar a equipe de Délio e hoje é o responsável pelas carnes da cantina. Tanto que é dele a execução de um clássico italiano, a Bisteca Fiorentina, aquele belo naco de carne (bife de ancho) grelhada servida com legumes e que é um dos pontos altos do cardápio da casa.

Délio Canabrava

Mas uma autêntica refeição italiana não pode começar sem uma entrada especial, a bruschetta. Sobre uma crocante fatia de pão é possível combinar muitos ingredientes, conforme Gliciara Bueno sugere em seu Trio de brusquetas, alternando a cobertura tradicional (cubos de tomate), com a caprese e a caponata. Como prato principal, outra jóia autêntica da culinária da Bota, o Galeto com polenta, simples de fazer e de ótimo resultado.

A novidade da Cantina do Délio é a Polpette com tagliatell,e de manjericão, lançada na semana passada. O tagliatelle servido na casa leva o manjericão dentro da massa, mas, para facilitar a execução, Gliciara passa a receita com as folhas de manjericão complementando o prato. O efeito também é muito bom. As polpette são feitas de carnes bovina e suína, moídas na hora e de preferência juntas. Recomendação da chef: “encontre um bom açougueiro e fique o mais amigo possível dele, isso não tem preço”.

Para fechar a refeição de gala, uma sobremesa que vem do outro lado da rua, o Tiramissu da Banoffi, elaborado por Renata Ferian Canabrava, da Confeitaria Banoffi.

Buono appetito!

Polpette com tagliatelle de manjericão

Délio Canabrava

Por Gliciara Bueno, da Cantina do Délio

Ingredientes:

Polpette:

250 g de carne bovina moída

250 g de lombo copa (suíno) moído (peça para o açougueiro moer junto que fica melhor)

50 g de passas pretas

50 g de amêndoas moídas

2 pães amanhecidos molhados no leite

1 ovo inteiro

sal e pimenta-do-reino

1 pitadinha de canela

Se a massa estiver difícil de moldar pode colocar um pouco de farinha de rosca, mas cuidado para não ressecar demais.

Misturar tudo e moldar as polpette como se fossem hambúrgeres de mais ou menos 90g.

Deve-se fritar as polpette no fogo baixo bem devagarinho em frigideira antiaderente, com óleo de soja.

Tagliatelle:

400 g de tagliatelle fresco

5 l de água fervente para cozinhar ou esquentar, conforme o preparo indicado pelo fabricante

50 g de manteiga

20 folhas de manjericão fresco

sal e pimenta-do-reino moída na hora

Derreter a manteiga, acrescentar o manjericão e salgar.

Rendimento: 6 porções.

Cantina do Délio
Rua Itupava, 1094 – Hugo Lange
Fone: (41) 3078-0010

Bisteca Fiorentina

Por Rodger Weiss Gomes, da Cantina do Délio

Délio Canabrava

Ingredientes:

4 bifes de ancho (corte argentino)

1 pimentão verde

1 pimentão vermelho

1 pimentão amarelo

1 cenoura

1 cebola

1 abobrinha sem miolo

300 g de batatas bem pequenas cozidas com casca, sal e alecrim

Modo de fazer:

Picar todos os legumes em tiras e refogar com azeite de oliva, alho e louro. Reservar.

Fazer as bistecas na grelha até ficarem ao ponto. Só depois de retiradas elas devem ser salgadas e pinceladas com azeite.

Servir as bistecas com os legumes refogados, as batatas e uma fatia de limão.

Rendimento: 4 porções.

Cantina do Délio
Rua Itupava, 1094 – Hugo Lange
Fone: (41) 3078-0010

Trio de brusquetas

Por Gliciara Bueno, da Cantina do Délio

Délio Canabrava

Tradicional:

2 fatias de pão italiano tostado, azeite de oliva, 1 dente de alho semi-esmagado e esfregado no pão. 1 xícara de tomate maduro em cubos sem as sementes, 12 folhas de manjericão fresco, sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Caprese:

2 fatias de pão italiano tostado, azeite de oliva, 1 dente de alho semi-esmagado e esfregado no pão, 1 xícara de tomate maduro em cubos sem as sementes, 12 folhas de manjericão fresco, sal e pimenta-do-reino moída na hora, 2 fatias generosas de mussarela de búfala de boa qualidade.

Caponata:

2 fatias de pão italiano tostado, azeite de oliva, 1 dente de alho semi-esmagado e esfregado no pão, 2 colheres de caponata de legumes por fatia.

Délio CanabravaA Caponata é uma fritada que leva o básico dos legumes italianos, como 1 berinjela, 1 abobrinha, pimentões coloridos, azeitona, alcaparras, cebola, tomilho e louro, alho, azeite de oliva. Tudo isso deve ser refogado separadamente, pois cada legume tem um ponto de cozimento diferente. Depois se deve juntar tudo e verificar o sal. O segredo do sabor é dar uma tostadinha nos pimentões e na cebola.

Finalização:

Depois de prontos os recheios é só colocar sobre os pães tostados.

Rendimento: 2 porções.

Cantina do Délio
Rua Itupava, 1094 – Hugo Lange
Fone: (41) 3078-0010

Galeto com polenta

Por Gliciara Bueno, da Cantina do Délio

Délio Canabrava

Ingredientes:

Galeto

2 galetos (frango precoce de +- 900 g)

1 raminho de alecrim

2 raminhos de tomilho

4 raminhos de sálvia

4 dentes de alho moídos

sal e pimenta

50 ml azeite de oliva

100 ml de vinho branco

200 ml de molho de tomates frescos com bastante manjericão

Cortar ao meio e lavar bem as aves, temperar e deixar repousar na geladeira por pelo menos duas horas.

Assar em forno médio até dourar e ficar bem macio.

Polenta

250 g de fubá amarelo bem fininho

2 l de caldo de legumes fervente

1 cebola pequena cortada

2 dentes de alho picadinho

2 folhas de louro

2 colheres (sopa) de manteiga

Refogar os temperos e colocar o fubá diluído em água fria. Acrescentar aos poucos o caldo de legumes.

Deixar cozinhar por 30 minutos e, no final, salgar a polenta.

Rendimento: 4 porções.

Cantina do Délio
Rua Itupava, 1094 – Hugo Lange
Fone: (41) 3078-0010

Tiramissu da Banoffi

Por Renata Ferian Canabrava, da Confeitaria Banoffi

Márcio Scatrut

10 gemas

250 g de açúcar refinado

500 g de creme de leite fresco

800 g de cream-cheese

200 ml de café bem forte

80 ml de rum

400 g de bolacha champagne

Modo de fazer:

Bata as gemas com o açúcar até ficar bem claro. Acrescente o cream-cheese e bata até ficar um creme homogêneo. Misture a nata por último com delicadeza.

Faça um café bem forte e misture com o rum para embeber as bolachas. Espalhe no fundo de um refratário grande ou em potinhos individuais e despeje o creme por cima.

Deixe gelar por 2 horas e, na hora de servir, polvilhe com chocolate em pó e enfeite com grãozinhos de café.

Rendimento: 15 porções pequenas.

Banoffi
Rua Itupava, 1091 – Hugo Lange
Fone: (41) 3262-0004