A clássica série Shinobi ainda brilha no saudoso console da Sega

Matéria escrita por Lipe (editor colaborador MisterApe)

 
A série Shinobi foi uma das melhores da Sega. O primeiro game foi feito para os fliperamas em 1987, o mesmo game surgiu depois no Master System em 1988. O ninja Joe Musashi fez tanto sucesso que Shinobi foi parodiado no game Alex Kidd in Shinobi World.

Mas as aventuras de Musashi começariam a brilhar de verdade somente em 1989, quando daria as caras pela primeira vez no Mega Drive. The Revenger Of Shinobi é até hoje um dos mais queridos games da Sega.

Lembro até hoje que este foi um dos games que mais joguei. Meu velho Mega Drive veio com um cartucho de seis jogos, um desses jogos era The Revenger Of Shinobi.

Então podem imaginar como eu fui tremendamente viciado neste jogo.

HISTÓRIA

The Revenge of ShinobiNos refúgios impenetráveis das montanhas japonesas existem guerreiros místicos. Eles são os Ninjas, mestres da batalha, que possuem poderes aparentemente impossíveis.

Em combate, eles podem saltar a deslumbrantes alturas; Quando atingidos, permanecem ilesos; Do céu, eles podem invocar chamas para torrar seus inimigos.

Joe Musashi estudou as técnicas Ninja desde que era pequeno. Ele já foi o mais fraco de seu dojô, facilmente dominado por todos, mas agora, depois de anos de práticas e meditação, ele finalmente dominou a habilidade de ninjitsu; A arte de se esconder e enganar, a arte da Katana e do Shuriken, e o controle dos quatro elementos através da magia Ninja.

Ele se tornou Shinobi. Ele vê e sabe tudo.

Agora o sindicato criminoso do mal, Neo Zeed, enviou seus ninjas, soldados e espiões para dominar o mundo. Como uma advertência para o clã de Oboro, eles assassinaram o sensei do Musashi, e seqüestraram a bela Naoko.

Shinobi jurou vingar a morte de seu mestre. Ele não parará até que o último dos subordinados do Neo Zeed seja destruído.

AS HABILIDADES DE MUSASHI

The Revenge of ShinobiPara combater a organização de Zeed, Musashi vai usar tudo que aprendeu em seu treinamento. Serão oito níveis com muitos ninjas, criaturas bizarras e até mesmo a força militar.

A principal arma de Musashi será as suas shurikens. Você pode carregar até 99 delas, no menu de opções do jogo você pode aumentar essa quantidade para começar o jogo com 90, geralmente você começa carregando apenas 50 shurikens. Elas podem ser achadas dentro dos caixotes.

Os caixotes podem guardar itens que serão muito importantes durante a jornada de Musashi. Serão Shurikens, corações que restauram a energia perdida, vidas extras e também bombas relógios, tenha cuidado com elas.

Outro importante item é o Power Up, quando você pega um desses, as Shurikens ficam mais poderosas, mas basta um toque do adversário para fazer Musashi perder esse poder. Quando estiver sob o efeito dos Power Ups, Musashi poderá se defender das shurikens atiradas pelos inimigos quando estiver em movimento.

O PODER DO JITSU

A técnica dos Jitsus é extremamente poderosa e muito importante para que Musashi derrote seus adversários. Há quatro técnicas diferentes que Musashi poderá usar durante o jogo. Três deles poderão ser usados somente uma vez por estágio.

Jitsu Of Ikazuchi: Com este Jitsu, Musashi invoca um raio que o protegerá dos ataques adversários. O raio ficará em volta de Musashi apenas por algum tempo, ele sumirá depois de ser atingido por alguns golpes. Enquanto estiver com o raio, Musashi não perde energia quando for atingido.

Jitsu Of Kariu: Este segundo Jitsu invocará cinco poderosas colunas de fogo que irão destruir qualquer coisa que estiver no caminho. Esta habilidade é ótima quando se esta lutando com um chefe ou quando a tela estiver repleta de inimigos chatos.

Jitsu Of Fushin: Todos os grand,es ninjas possuem a habilidade de dar incríveis saltos. Usando este Jitsu Musashi poderá dar saltos mais altos ainda. É uma excelente habilidade de esquiva e também para alcançar plataformas muito altas.

Jitsu Of Mijin: Último Jitsu é o mais poderoso e também o mais mortal de todos… Mortal tanto para os inimigos quanto para Musashi. Este é o único Jitsu que pode ser usado mais de uma vez por estágio, mas há um preço muito alto a pagar. Com o Jitsu Of Mijin Musashi se autodestrói provocando uma poderosa explosão que causa grandes danos, seja para um chefe ou qualquer outro inimigo. Mas sempre que este Jitsu é usado é descontada uma vida do jogador, por isso, use-o somente em casos extremos.

GRÁFICOS

The Revenge of ShinobiEstão ótimos. Os cenários são bem variados e construídos. As cores têm um tom frio e pesado, o que dá um clima mais tenso ao jogo. A maioria dos cenários se passa em cidades, a sexta fase sem dúvida é a mais bela, como esta se passa na China, os detalhes das placas e ruas ficaram muito legais.

Os personagens ficaram muito bacanas e com desenhos bem detalhados. Sinceramente, acho o quimono de Musahi muito bem feito. Os inimigos ficaram muito bem desenhados, desde simples ninjas e soldados militares até aos chefes.

Um fato bem curioso com relação aos chefes. Três deles são personagens bem conhecidos, mas somente um deles permaneceu na versão americana de Shinobi.

O Homem-aranha (Chefe da sexta fase) foi o único que continuou a aparecer, sua segunda forma deveria ter sido Batman, mas em vez disso foi substituído por um monstro em forma de morcego.

O chefe da sétima fase também deveria ter sido um Godzilla, em vez disso, é um imenso esqueleto de dinossauro. Tais modificações foram feitas devido a problemas com direitos autorais. Uma pena, em minha opinião.

SONS E TRILHA SONORA

Os efeitos sonoros estão excelentes. Há diversos tipos de efeitos ao longo do game. O som dos saltos de Musashi, das shurikens sendo lançadas, os gritos quando se usa um Jitsu, o som das armas sendo disparadas e das bombas caindo. Tudo ficou muito perfeito. Um som que eu gostaria muito de destacar é a gargalhada de Zeed na batalha final, lembro que quando a escutei pela primeira vez tive um pouco de medo, pois é realmente de arrepiar.

A trilha sonora é fantástica. A música da primeira fase é sem dúvida a melhor do game todo, pois fica na cabeça do jogador, outras músicas também ficaram ótimas e bem compostas. Destaco também a música da batalha final que deixa o jogador no clima de “chegou a hora da verdade”!

CONTROLES E DIFICULDADE

Estão excelentes. Musashi pode dar um salto mais alto quando você aperta o botão de pulo duas vezes seguidas, enquanto ele estiver girando aperte o botão de ataque para que Musashi jogue várias shurikens de uma vez. Se há uma reclamação que poderia ser feita dos controles é que Musashi é muito lento, isso pode ser meio irritante às vezes, mas nada que prejudique.

Este é um game bem difícil. Já na primeira fase você vai sentir que a dificuldade do game é alta. À medida que você avança, vai ficando pior ainda. Ao todo serão oito fases para serem completadas. As fases estão cheias de inimigos chatos e armadilhas para atrapalhar a missão de Musashi.

Os chefes também são bem chatos, alguns são realmente osso duro de roer. Mas nenhum deles se compara a dificuldade de Zeed. Se quiser ver o melhor final do game é bom se apressar e matar o vilão rapidinho.

CONCLUSÃO

The Revenge of ShinobiThe Revenger Of Shinobi é um dos melhores games de ação do Mega Drive, talvez um dos mais desafiadores que já joguei. Ainda lembro bem de como demorei a terminar o labirinto da ultima fase. Não preciso dizer o quanto gosto deste jogo. A série Shinobi teve excelentes seqüências e todas fizeram muito sucesso entre aqueles que possuí,am um Mega Drive. Este é sem dúvida um daqueles games que todo o bom retrogamer tem em sua romset.