90 anos de arquiteto serão comemorados no Paraná

O arquiteto paranaense João Batista Vilanova Artigas nascido em Curitiba em 1915 e falecido em São Paulo em 1985, completaria este ano 90 anos de idade. Considerado, juntamente com Oscar Niemayer, um dos personagens que mais influenciaram as artes do século XX, Artigas viveu no Paraná até seus 19 anos quando ingressou como aluno da Universidade Federal do Paraná, se transferindo em seguida para São Paulo.

O governo do Paraná, o Instituto G de Arquitetura e o Instituto de Arquitetos do Brasil vão promover eventos alusivos aos 90 anos do arquiteto.

O primeiro evento será o lançamento do livro Casa Vilanova Artigas, prefaciado pela diretora do MON, Maristela Requião, e com a colaboração, entre outros, dos arquitetos Paulo Mendes Rodea, professor da USP, Key Imaguire Junior, da UFPR, e Giceli Portela, coordenadora da Casa Vilanova Artigas.

O lançamento do livro será dia 01 de setembro numa quinta-feira com debate sobre a obra de Artigas, no MON. em Curitiba, às 19:30 horas.

O arquiteto Julio Artigas, filho de Vilanova Artigas, esteve em Curitiba para colaborar com a organização das comemorações que serão estendidas às cidades de Londrina, Maringá e Cascavel até o final deste ano.

Uma das obras mais notáveis de Vilanova Artigas é a casa projetada para a Família Betttega em Curitiba no ano de 1949 e que pode ser visitada virtualmente no site www.vilanovaartigas.com.br

Voltar ao topo