25% da população da RMC mora de forma irregular

Cerca de 700 mil pessoas moram de forma irregular em 800 áreas ocupadas em Curitiba e Região Metropolitana. Isso representa cerca de 25% do total da população desses municípios. Só na capital são 241 assentamentos irregulares, que concentram 60 mil famílias. Isso chega perto, em termos populacionais, a uma cidade como Ponta Grossa, que tem mais de 270 mil pessoas.

Esse dados foram divulgados hoje pelo representante, na América Latina e Caribe, da Organização das Nações Unidas (ONU) para questões urbanas, Yves Cabanies. Ele participou de uma audiência pública promovida pela coordenação de movimentos sociais, na Câmara Municipal. De acordo com Yves, esses dados são oficiais e mostram a realidade da região.

O resultado desse dossiê com o panorama sobre o déficit habitacional de Curitiba e RM fará com que essas regiões sejam incluídas na Campanha Mundial de Direito de Morar, desenvolvida pela ONU. Essa iniciativa reúne uma comissão de vinte em pessoas, da qual Yves Cananies é um dos assessores. Segundo ele, a campanha existe há dois anos, e visa divulgar experiências bem sucedidas na área de habitação para todo o mundo. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo