Duas novas escolas municipais e uma creche, com mais 2.160 vagas, serão entregues pela Prefeitura dentro da agenda de comemorações dos 317 anos de Curitiba. A Escola Municipal Umbará tem 12 salas, com laboratório de informática, biblioteca e quadra coberta. A Escola Municipal Rio Bonito II, no Campo de Santana, tem sala de informática, biblioteca e quadra coberta.

Na CIC, será entregue a creche Vitória Régia. Desde 2005, a Prefeitura abriu 12.098 vagas em creches. Em 2010, serão mais 3.500 vagas.

Comunidade Escola – O programa Comunidade Escola, que mantém abertas as escolas municipais nos fins de semana, oferece oficinas de dança, artes circenses, música, teatro, pintura, desenho, serigrafia, escultura para jovens de 15 a 24 anos.

As oficinas fazem parte do Projeto Prevenção Comunitária, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal, em parceria com a Prefeitura de Curitiba. O projeto atende jovens e adolescentes que residem em bairros vulneráveis à violência.