19 pontos estão impróprios para banho no litoral do Paraná

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgou nesta quarta-feira o quinto boletim de balneabilidade. O estudo indicou um novo ponto impróprio para banho localizado 30 metros à esquerda do rio na praia do Farol ? Ilha do Mel.

Atualmente, dos 36 pontos avaliados no litoral do Paraná, 19 não são recomendados para banho devido à presença de esgotos domésticos e coliformes fecais, segundo as análises realizadas pelo IAP. Nestes locais equipes de técnicos do Instituto estão fazendo um trabalho de alerta aos turistas sobre as inflamações e doenças que podem ser contraídas em áreas impróprias.

De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, as equipes passaram a ficar de plantão nos pontos impróprios depois que nove placas de sinalização foram roubadas. Os casos mais graves ocorreram em Antonina, Coroados e Ilha do Mel na praia de Encantadas onde, além da placa que sinaliza água imprópria para banho, foi também retirado o poste de concreto.

"Nós estamos dobrando o tamanho das placas e pedindo que a população denuncie ao IAP ou Polícia Militar quando presenciar a retirada das placas", afirmou Rasca. Segundo ele, o cidadão que for pego arrancando a sinalização poderá ser preso em flagrante.

"Esta é uma atitude irresponsável, que coloca em risco a saúde dos veranistas e de suas famílias, caracterizando crime contra a saúde pública", completou o presidente do IAP.

As equipes do IAP que estão monitorando os trabalhos de colocação das placas acreditam que a atitude pode estar relacionada ao medo que alguns comerciantes têm de ter prejuízos com estabelecimentos localizados em frente a pontos impróprios para banho.

Já no município de Matinhos, dois pontos localizados em frente ao SESC e 100 metros à esquerda do morro deixaram de ser impróprios para banho passando a satisfatório e bom. Também houve uma melhora na qualidade da água em Pontal do Sul 100 metros à direita do canal DNOS.

Os resultados das análises estão sendo divulgados todas as quartas-feiras durante 12 semanas. A Secretaria do Meio Ambiente também estará disponibilizando os boletins em seu portal através do endereço www.pr.gov.br/meioambiente. As denúncias podem ser feitas através do telefone 0800-6430304.

O IAP está distribuindo ainda, semanalmente, cerca de 12 mil folhetos em todos os balneários de Guaratuba a Pontal do Sul. 

Voltar ao topo