Zôo, Passeio Público e Museu são boas opções de lazer

Curitiba oferece três boas opções de passeio – Zoológico, Museu de História Natural e Passeio Público – para quem quer aproveitar as férias para saber mais sobre animais.

Localizado no Parque Iguaçu, no Alto Boqueirão, o Zoológico funciona de terça a sexta-feira das 8h30 às 17 horas e nos sábados e domingos das 8h30 às 18 horas. São quase 2.000 animais – mamíferos, aves e répteis – e, em cada recinto, placas informam o nome popular e científico, o peso médio do animal, sua alimentação na natureza e o mapa com a distribuição geográfica da espécie.

Bem no centro do zoológico estão as casas do Centro de Educação Ambiental. Em uma delas há uma exposição de animais taxidermizados (empalhados), além de patas, bicos e crânios que podem ser observados pelo público. Na outra, há exposições fotográficas e atividades lúdicas. Nas duas unidades, técnicos do zoológico orientam e oferecem informações aos visitantes. O jornal mural do zôo é renovado sempre com atualidades.

No centro

No centro, a opção é o Passeio Público, parque mais antigo de Curitiba, implantado há 119 anos. São 70 mil metros quadrados por onde se distribuem mamíferos, répteis e aves, lagos, pequenas ilhas, e grutas artificiais e várias espécies de árvores nativas e exóticas.

No caso dos animais, são em torno de 75 espécies, entre aves e mamíferos, que podem ser observadas de terça a domingo das 6h às 20h. Os destaques ficam por conta dos macacos mono-carvoeiros ou muriquis, que representam a maior colônia em cativeiro no Brasil. O pelicano rosa chama a atenção dos visitantes. E a coleção de papagaios, araras e periquitos – uma das maiores e mais importantes do Brasil – também merece um olhar cuidadoso.

Das 9h às 16h45 os visitantes podem conhecer ainda os aquários com diversas espécies e o terrário, com cerca de 34 reptéis, entre serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de diversas partes do mundo, mas principalmente os nativos. Quem quiser aproveitar a visita para fazer compras, pode fazer o passeio aos sábados quando acontece a Feira de Produtos Orgânicos, alimentos que são produzidos livres de aditivos. A feira é realizada das 8h às 12h.

Museu

Além do zoológico e do Passeio Público o curitibano conta com o Museu de História Natural, no Capão da Imbuia, onde, já no bosque, podem ser observadas cotias além de diversas aves.

Mas se chover, é possível visitar a área interna do Museu onde estão expostos os animais taxidermizados que representam cinco biomas – Floresta com Araucária, Floresta Tropical, Cerrado, Banhado e Litoral – todos com cenários que reproduzem o ambiente natural. Outro cenário revela ainda espécies de aves ameaçadas de extinção, que também estão empalhadas e podem ser observadas no Museu. Materiais auto-explicativos oferecem mais informações sobre cada bioma aos visitantes. O Museu de História Natural também conta com um aquário com peixes do Rio Iguaçu, um urso Himalaia empalhado e fósseis do Paraná.

O Museu fica aberto das 9h às 17h30 de terça a domingo. Pessoas interessadas em realizar visitas orientadas com grupos de crianças e adolescentes devem agendar a visita pelo telefone 3366. 3133. Os grupos devem ter de 15 a 20 pessoas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.