Um programa que começa onde todos terminam. É assim que a equipe do The Four Brasil define o novo reality show que chega à Record TV nesta quarta-feira, 6, às 22h30. Apresentado por Xuxa Meneghel, a atração musical se diferencia das outras competições artísticas, como o The Voice, por já começar com os quatro finalistas.

continua após a publicidade

Com oito episódios iniciais, músicos de todo o País vêm ao palco para desafiar os escolhidos pelo júri, composto por Leo Chaves, João Bôscoli e Aline Wirley (ex-Rouge).

continua após a publicidade

Xuxa destacou que essa dinâmica não torna possível definir um roteiro, fazendo com que o reality não tenha começo, meio e fim pré-elaborados. “Não sabemos quantas pessoas vão desafiar os finalistas e tampouco o fim, porque tudo pode mudar por completo, de uma hora para a outra. A gente pode ter duas, quatro, cinco batalhas. Imprevisível”, afirma.

continua após a publicidade

Com mais de 40 anos de carreira, Xuxa Meneghel, conhecida por atuar na maior parte do tempo no “mundo dos baixinhos”, diz se sentir desafiada ao apresentar o The Four Brasil, devido às batalhas nunca antes mediadas por ela. “Fiz o Planeta Xuxa, em que cantores se apresentavam, mas não havia uma disputa musical. É completamente novo dar de cara com um projeto desse”, conta.

Além disso, ela reflete que está aprendendo tudo de novo, uma vez que a internet mudou a relação das pessoas com a televisão. “Isso é muito bom. Dizer que estou aprendendo, aos 56 anos, é um presente”, aponta.

O programa já foi apresentado nos Estados Unidos (EUA) e Xuxa já o conhecia antes de ser chamada para apresentar a versão brasileira. De acordo com ela, as edições estrangeiras têm bastante adrenalina, e na Record TV não será diferente. “A plateia tem poder de voto e isso é muito legal. O público vê o quão importante ele é por ser o quarto jurado”, acredita.

Com exceção do primeiro episódio, que foi gravado um dia antes da estreia, os demais capítulos serão ao vivo. Isso, segundo Xuxa, aumenta a emoção na medida em que imprevistos com os participantes vão ao ar. Um exemplo disso é a versão norte-americana, em que a finalista Zhavia, de 16 anos, perdeu a voz e foi eliminada. “Ela era muito boa, mas [no The Four] não estar bem no dia pode te derrubar”, explica Xuxa.

Os vencedores do reality vão ter a carreira orientada pelos jurados.

O The Four Brasil vai estrear com um júri diversificado. Aline Wirley cresceu no mundo pop pelo grupo Rouge, Leo Chaves tem uma longa estrada na música sertaneja – recentemente interrompida ao se separar de seu irmão Victor, acusado de violência doméstica – e João Bôscoli, filho de Elis Regina, é produtor e empresário musical.

Apesar das diferenças, a rigidez nas análises é um ponto em comum entre eles. Segundo Bôscoli, a produção do programa exigiu dos três essa característica.

Diante disso, Xuxa mencionou a atuação de Aline Wirley, que eliminou uma participante na gravação do programa de estreia. A apresentadora confessou que achava que a cantora seria a jurada mais “boazinha”, mas se surpreendeu com a atitude firme dela.

Um detalhe que chamou a atenção foi o horário nobre do programa, que vai disputar audiência com o futebol da Globo. Para o diretor Rodrigo Carelli, essa concorrência não vai prejudicar o reality. “Se tem um jogo em outro canal, aqui também tem um, em outro campo de batalha. Tudo gira em torno da disputa entre os quatro finalistas. É uma arena mesmo. Estamos sempre num estado de competição, e nós [Record TV] acreditamos que isso vai atrair público”, analisa.