Waltel Branco na oficina do Fera

O Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera) recebe um dos mais respeitados músicos do mundo na oficina de Sensibilização Musical. É nada menos que o arranjador, instrumentista, compositor e maestro paranaense Waltel Branco, que é considerado por João Gilberto o maior arranjador da música popular brasileira. O Fera ocorre em Guarapuava até amanhã.

Sua participação no Fera é uma grande oportunidade da população local conhecer o compositor e arranjador de uma das músicas mais famosas do mundo que é a música tema da Pantera Cor-de-Rosa, que fez nos Estados Unidos, junto com o instrumentista Henry Mancini.

Para Waltel, o Fera é a melhor iniciativa realizada para descobrir talentos. ?Os alunos que estão aqui querem ser músicos e o Fera veio para revelar esses talentos. Para mim, esta foi a melhor iniciativa no campo da arte dos últimos tempos, porque está descobrindo muito talento embutido nessas crianças?, afirma.

O responsável pela oficina de Sensibilização Musical, Valmir Marcelino Teixeira, conta que a participação especial do maestro Waltel Branco tem sido fantástica para o evento. ?O que mais me impressiona é a capacidade que o Waltel tem em cativar as crianças.? Segundo Teixeira, após a oficina foi apresentado aos alunos o filme Descobrindo Waltel, de Alessandro Gamo, que conta a vida e a obra do músico. ?Os alunos passaram a entender a vida de um grande músico e não são poucos os que querem tirar fotos com ele. Então, a presença dele aqui é muito interessante?, afirma.

Experiência com crianças

Waltel conta que, além de ter participando do Fera ocorrido em Castro, em 2005, já fez outros trabalhos de iniciação musical para alunos de sete a 15 anos em diversas escolas de Curitiba. Para Waltel, trabalhar com crianças é uma boa oportunidade de aprender mais. ?Você aprende mais do que ensina?, afirma. ?As crianças são honestas, quando elas gostam, elas dizem que gostaram e também quando não gostam, dizem que não gostaram. Então, a partir da opinião sincera das crianças, você tem que ir modificando o teu modo de ser?, acredita.

Para Waltel, a música ajuda muito na formação intelectual de uma criança. ?A música ajuda a entender o que é o princípio da vida porque nem tudo é tão rígido. A música é livre, tem muita coisa que você pode fazer. Por outro lado, ela proporciona disciplina, porque tem regras a seguir. O aluno que aprende com a música se concentra mais no que tem que fazer. Um exemplo disso é que grandes poetas são músicos?, ressalta.

Voltar ao topo