Visitas a parques estaduais são boas opções de lazer

Para os curitibanos que quiserem aproveitar o final de semana prolongado em contato com a natureza, as unidades de conservação estaduais são uma boa dica. Próximas à capital estão localizadas três das 27 unidades existentes no Paraná que são abertas à visitação.

Para conhecer uma delas, não é necessário sequer sair da cidade. O Parque Estadual João Paulo II (também conhecido como Bosque do Papa) está situado na área urbana de Curitiba, a apenas três quilômetros do centro. Danuta Lisicki de Abreu, responsável pelo parque, conta que a área protegida homenageia a visita do Papa João Paulo II a Curitiba e recomenda visita à capela onde o Papa entrou e também ao museu que possui muitos objetos que vieram da Polônia. “É uma área despoluída, o maior local verde do centro da cidade onde os pássaros se abrigam”, disse Lisicki.

Outras duas unidades estão localizadas na Serra do Mar, a pouco mais de uma hora da capital. A vegetação típica da mata atlântica atrai muitos visitantes ao Parque Estadual Pico do Marumbi e ao Caminho do Itupava.

O Pico do Marumbi é reconhecido pela Unesco desde 1999 como parte integrante do Sítio do Patrimônio Mundial da Natureza, que protege ecossistemas da Floresta Atlântica. Além de suas belezas naturais, nele está protegido o Conjunto Marumbi, composto por nove picos.

Segundo o gerente do parque, Lothário Stoltz Junior, o acesso ao parque é feito principalmente pela Ferrovia Paranaguá-Curitiba. “O trem sai diariamente da estação ferroviária de Curitiba as 8h30. Mas se você tiver um veículo 4 x 4, consegue chegar até a estação de Engenheiro Lange e de lá seguir a pé por uma trilha. A caminhada demora em torno de uma hora e meia, pois há algumas subidas”, informou. O parque fica aberto à visitação de quarta a segunda-feira e feriados, das 8h30 às 18h.

Stoltz destacou que o acesso também pode ser feito a pé pelo Caminho do Itupava, uma antiga trilha que liga a capital ao litoral do Estado. A travessia leva em média 7 horas, dependendo do preparo físico de cada pessoa. É recomendado iniciar a caminhada bem cedo, levar lanche, carregar o mínimo necessário de peso e usar roupas leves e sapatos apropriados para pedras escorregadias.