Já é tradição, e este ano as visitas guiadas da SP-Foto ocorrem novamente: nesta quarta, a partir das 17h, e de quinta a domingo de 16h em diante, a cada meia hora, monitores especialistas guiam grupos de visitantes por obras da feira. São quatro roteiros, elaborados por Paola Fabres, Isabella Lenzi e Gustavo Colombini.

Breve História da Fotografia vai não apenas traçar um panorama das transformações das técnicas, mas também levantar questões sobre a presença da fotografia em museus, por exemplo. “Algumas galerias optaram por apresentações quase solo, então podemos aprofundar. As fotos de Jean Manzon, série de um registro no Alto Xingu, também contam uma história do Brasil”, explica a gestora cultural, curadora, editora e pesquisadora Isabella Lenzi, uma das monitoras das visitas.

O roteiro Fotografia e Modernidade passeia pelas primeiras décadas do século 20, relacionando a modernidade também com a construção das cidades. Corpos e Identidades apresenta fotógrafos que lidam com questões do eu e do outro, como Francesca Woodman e Ayrson Heráclito. Cidades e Natureza propõe uma percepção da quantidade de artistas que usam a fotografia como suporte do registro de paisagens, bem como o uso da “fotografia expandida”, com intervenções na apresentação das obras, como nos trabalhos de Pedro Motta.

SERVIÇO

Lista de galerias

Almeida e Dale
Andrea Rehder
Arte 57
Arte Hall
Arteedições
Bianca Boeckel
Bolsa de Arte de Porto Alegre
Carcara Photo Art
Dan Galeria
Fólio
Fortes DAloia & Gabriel
Gabriel Wickbold
Galeria da Gávea
Galeria de Babel
Galeria Leme/AD
Galeria Lume
Galeria Marcelo Guarnieri
Galeria Mario Cohen
Galería Zielinsky
Instituto Mario Cravo Neto
Janaina Torres
LAMB
Luciana Brito
Luciana Caravello
Mapa
Mendes Wood DM
OMA
Portas Vilaseca
Silvia Cintra + Box 4
SIM
Utópica
Vermelho
Zipper

Talks
22/8, 17h: Margot Norton e Guilherme Wisnik; 19h: Barbara Tennenbaum e Mario Cohen. 23/8, 19h: Julieta González e Ronaldo Entler

Meet the Artists
25/8, 16h: Mauro Restiffe; 17h30: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca

Visitação
21/8: 17h às 21h. 22 a 24/8: 14h às 21h. 25/8: 14h às 20h. Grátis. Shopping JK Iguatemi. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.