A Fundação Cultural e Artística de Londrina (Funcart) comemora 15 anos em setembro. E, para comemorar a data, a fundação promove neste final de semana (6 e 7), a “Virada Cultural da Funcart”, com 24 horas de shows, apresentações artísticas, gincanas e outras atividades. O evento terá início no sábado às 18h e termina somente no domingo às 18h, no Pavilhão Internacional da Associação Rural do Paraná, no Parque de Exposições Ney Braga. A entrada custa R$ 2,00.

Segundo a presidente da Funcart, Neli Beloti, a expectativa é muito positiva em relação ao evento. “As bandas aceitaram de prontidão nosso convite, pois é uma oportunidade de mostrarem seus trabalhos. Será uma festa bem legal”, afirmou. De acordo com Neli, a festa é feita para a comunidade. “A comunidade está junto com a gente. Vários dos espetáculos são preparados por ela, já que nosso trabalho é voltado para a comunidade”, explicou.

 A programação da festa, no sábado, tem início às 18h com o Ballet de Londrina e o Ballezinho, seguido de trilhas do Ballet de Londrina, com Marco Tureta; show com trilhas da Escola Municipal de Teatro e Caravana Ecológica; banda Primos da Cida; banda Peter Pank; Escola de Samba Garotos Unidos da Zona Sul; e projeto Quizomba, com o show “Saudades da Bahia”.

A segunda parte da Virada Cultural começa à meia noite e vai até às 7h, com apresentações das bandas Mamaquila; D4; Cinemática; Trilobit; Trio Nicolau 2; Retrorock; Mescálicus; e Fábrica da Rima. No domingo de manhã, a programação da festa será destinada às crianças com brincadeiras, música e teatro. A organização fica por conta de Tio Douglas Brinquedos; Dona Baratinha; Balé Grupo Teia; e o teatro musical Julietas e Romeu.

Na parte da tarde do domingo, o grupo de teatro Clac apresenta “Circo Rural”, seguido da banda de mulheres Entretantas. Depois, a Caravana Ecológica se apresenta com um espetáculo cênico musical, seguida da banda Forró de Viola e da cantora carioca Simone Mazzer com o show “O amor está aqui”. “Tudo o que acontecer será uma surpresa, já que é a primeira vez que a Funcart promove um evento tão grande”, observou Neli Beloti.