Violoncelista brasileiro é destaque no concerto da orquestra alemã de Charlottenburg

A Orquestra Jovem de Charlottenburg que está em turnê pelo Brasil e apresenta-se em Curitiba na próxima sexta-feira (9), às 20h30, no Guairão, traz com destaque a participação do violoncelista brasileiro Matias de Oliveira Pinto.

O músico brasileiro, radicado na Alemanha, será um dos dois solistas do concerto e irá executar “Variações sobre um tema rococó, op.33, para violoncelo e orquestra”, de Tchaikovsky. “Esta é uma das peças mais virtuosas e importante do repertório de violoncelo para orquestra. Como é uma obra bastante difícil, do ponto de vista técnico, não é muito executada, mas é uma música linda”, disse Oliveira Pinto.

O programa que será apresentado é o mesmo que foi realizado, e que segundo o violoncelista “foi muito aplaudido”, em Berlim, há cerca de um mês.

Natural de São Paulo, Matias vive em Berlim há 23 anos, para onde foi aos 18 anos, quando ganhou uma bolsa de estudos da Orquestra Filarmônica de Berlim. Hoje, o brasileiro faz parte do corpo docente da renomada orquestra. Além da filarmônica, Matias também é professor de violoncelo do Conservatório de Charlottenburg (Cahrlottenburg é o nome do bairro que abriga o conservatório). Dos sete violoncelistas que tocam na Orquestra Jovem de Charlottemburg, que pertence ao conservatório, quatro são alunos do brasileiro.

Segundo Matias, assim como o Conservatório, a Orquestra de Charlottenburg é muito conceituada na Europa e vem realizando um trabalho extremamente interessante. “Esta é uma orquestra muito ativa, onde jovens promissores têm a chance de serem tratados de forma muito profissional, com a participação em turnês internacionais, inclusive. O trabalho de intercâmbio com jovens orquestras e músicos de vários países, que esta orquestra realiza, é intenso. Jovens brasileiros já estiveram em Berlim dentro destes intercâmbios”, afirmou Matias.

É a segunda vez em cinco anos que a Orquestra de Charlottenburg vem ao Brasil, mas é a primeira vez que inclui Curitiba no seu circuito de concertos.

Programa do concerto

: FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY – Mar calmo e viagem feliz, abertura op. 27; PETER TCHAIKOVSKY – Variações sobre um tema rococó op. 33, para violoncelo e orquestra ? Solista: MATIAS DE OLIVEIRA PINTO; ANTONIN DVORAK – Danças eslavas op. 46 e Danças eslavas op. 72; DARIUS MILHAUD – “Scaramouche” ? Solista: CHRISTOF GRIESE.Regente: ELKE MENTGES

Serviço:

ORQUESTRA JOVEM DE CHARLOTTENBURG
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)
Sexta-feira, 9 de agosto de 2002, às 20H30
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (para estudantes)

Voltar ao topo