| Osvaldo Colarusso assessor musical da Pró-Reitoria de Extensão do UnicenP regerá a Ensemble UnicenP. |
O UnicenP – Centro Universitário Positivo – apresenta hoje, o último concerto do ano da série de música erudita Domingo no Câmpus, cuja temporada de encerramento celebra o melhor da música de câmera, com apresentações semanais desde 22 de outubro.
O compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e o tcheco Leos Janácek serão os homenageados no concerto deste domingo, quando o maestro Osvaldo Colarusso, assessor musical da Pró-Reitoria de Extensão do UnicenP e diretor artístico da série, regerá a Ensemble UnicenP, orquestra formada especialmente para o encerramento do ciclo, que termina o ano consolidando-se como uma das poucas experiências em série de música erudita no estado, colocando Curitiba no mapa brasileiro da música. A apresentação acontece às 11 horas no Teatro UnicenP (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido). Os ingressos custam R$ 10.
O programa do concerto iniciará com a Sonata para violino e piano de Janácek, com Martina Lohman no violino e Paulo Emiliano Piá de Andrade no piano. Nascido em 1854 na Morávia, Janácek é um dos mais importantes compositores eslavos da história, sendo apontado como criador de um estilo tcheco de óperas. Sua peça mais importante é a ópera Jenufa, de 1916.
Em seguida, a Ensemble UnicenP apresentará o Duo para violino e viola, de Villa-Lobos, que terá a primeira audição em Curitiba. A peça será executada por Maria Esther Brandão no violino e Koiti Watanabe na viola.
Na seqüência, Janácek retorna ao programa com a interpretação de seu Concertino para piano, dois violinos, viola, clarinete, trompa e fagote, com Paulo Piá de Andrade (piano), Maria Esther Brandão e Martina Lohman (violinos), Koiti Watanabe (viola), Maurício Carneiro (clarinete), Edinaldo Bachega (fagote) e Edivaldo Chiquini (trompa).
Por fim, a Ensemble UnicenP fecha a apresentação e a temporada 2006 do Domingo no Câmpus com o Choro n.º 7 para violino, violoncelo, flauta, oboé, clarinete, saxofone, fagote e tantã, de Villa-Lobos. A peça reunirá toda a orquestra, com Maria Esther Brandão no violino, Maria Alice Brandão no violoncelo, Zélia Brandão na flauta, Marcio Pimentel de Carvalho no oboé, Maurício Carneiro no clarinete, Hélio Brandão no saxofone, Edinaldo Bachega no fagote e Paulo Dermarchi no tantã. ?Neste final de temporada voltamos ao início do século 20, num confronto entre dois contemporâneos, de dois mundos completamente diferentes, mas com a mesma preocupação: a música folclórica de seu país?, afirma o maestro Colarusso. ?Espero realmente que a profundidade do reportório e a qualidade excepcional dos intérpretes consolidem esta série de concertos como uma atividade que veio para ficar no cenário cultural da cidade?, finaliza o maestro.
Serviço:
Domingo no Câmpus; O melhor da música de câmera; hoje, às 11h, no Teatro UnicenP Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 Campo Comprido (Estacionamento 8). Ingressos: R$ 10,00. Estudantes pagam meia. Informações: (41) 3317-3283 ou pelo Portal do UnicenP.