Vídeo paranaense está entre os melhores minutos de 2007

O Festival do Minuto anunciou a relação dos melhores vídeos de 2007. Entre os premiados, está o realizador paranaense Carlos Eduardo Scheffer, com De Volta para o Fusquinha. O trabalho registra três rapazes que seguem em um fusca azul e, no meio do caminho, são surpreendidos pela falta de combustível. Improvisando e usando o velho ?jeitinho brasileiro?, eles conseguem resolver o problema.

Perto de 900 trabalhos foram recebidos pelo Festival do Minuto que, a partir de agosto deste ano, passou a ser realizado de forma permanente e exclusivamente pela Internet. Deste total, 50 vídeos foram selecionados pela curadoria para serem avaliados por uma comissão julgadora. Esta seleção integrou a Mostra Brasil Melhores Minutos de 2007 que, de 4 a 9 de dezembro, foi exibida em 237 pontos de cultura, localizados em mais de 100 cidades brasileiras.

O júri, formado por 11 profissionais, entre eles, a cineasta Tata Amaral, o distribuidor e empresário Jean Thomas Bernardini e o apresentador da MTV, Cazé Peçanha, analisou e elegeu os melhores trabalhos em sete categorias. São elas:  Melhor Nano Minutos (vídeo com até 10 segundos); Melhor Animação; Melhor Vídeo do Ano; Melhor Som; Melhor Vídeo de Humor; Melhor Vídeo Sem Fala; Água e Melhor Vídeo Feito com Celular. Os vencedores de cada categoria receberam R$ 1 mil, além de um troféu Minuto. Nas modalidades em que tiveram mais de um ganhador, o prêmio foi dividido entre os premiados.

Todos os vídeos premiados, assim como os demais trabalhos recebidos pelo Festival Permanente do Minuto, podem ser vistos pelo site www.festivaldominuto.com.br

Conheça os vencedores

Melhor Vídeo

– Footmobile, de Rui Avelans Coelho (Portugal)

– Desenho Demais, de Ronaldo Teixeira Moura (MG)

– As Damas De Picasso em 2007, de Marcelo Graciano (MG)

– Nenhuma Recordação, de Ricardo Targino (RJ)

Nano Minutos

– Aniversário De Pobre, de Washington Carvalho (SP)

– Game Over, de Diego Marsicano (SP)

Animação

– Vazio, de Gabriel Bitar (SP)

Som

– Nossa Relação, Um Poema Pós-Moderno, de Marcelo Perdido (SP)

– As Damas De Picasso em 2007, de Marcelo Graciano (MG)

– Breath, de Leonardo Camarcio (GO)

Humor

– De Volta Para O Fusquinha, de Carlos Eduardo Scheffer (PR)

Água

– Breath, de Leonardo Camarcio (GO)

Sem Fala

– A Capital Dos Mortos, de Rodrigo Luiz Martins (DF)

– Decidindo O Tema, Marcelo Moura (SP)

Celular

– Footmobile, de Rui Avelans Coelho-Portugal

Festival do Minuto

Criado em 1991, pelo cineasta Marcelo Masagão, o Festival do Minuto é hoje o maior festival de vídeo da América Latina, inspirando a criação de outros eventos do gênero no mundo. Em 16 anos de existência, foram mais de 10 mil trabalhos recebidos, provenientes de 40 países. É considerado por muitos o mais democrático dos festivais, justamente por conseguir reunir em um único espaço, diretores conceituados, estudantes universitários, vídeos amadores e profissionais. A partir deste ano,  ele deixou de ser um evento pontual, para se tornar permanente. Neste novo formato, os temas serão lançados mensalmente pela curadoria e os vídeos deverão ser enviados exclusivamente pela internet. A proposta é criar um espaço em que o conteúdo seja elaborado pelos próprios participantes, estimulando de forma contínua a produção de vídeos com este formato.

Voltar ao topo