Vídeo Games Live chega a Curitiba

Um encontro entre a música clássica e o videogame pode parecer algo inusitado, à primeira vista. A erudição e introspecção dos concertos parece não ter como se misturar à dinâmica e às altas doses de interação dos jogos eletrônicos.

Mas um grupo de compositores, músicos e fãs dos games está conseguindo unir um pouco de cada área. O resultado disso é o Vídeo Games Live (VGL), maior evento de “game music” do mundo, que estréia hoje, às 21h, em Curitiba, no Teatro Positivo.

No repertório, trilhas de videogames famosos, como Mario Bros, Zelda, Halo, Sonic e Final Fantasy, tocadas por uma verdadeira orquestra. No caso, a Symphonia Villa Lobos – escolhida para interpretar as músicas no Brasil -, sob o comando do maestro Jack Wall, um dos idealizadores do evento, e a companhia do pianista Michael “Piano Squall” Gluck.

“Gostamos de pensar que o concerto é para todos. É como nós planejamos nosso show: para aqueles que conhecem o jogo dos pés à cabeça, mas também para os pais e amantes da música que vêm para conferir, afinal, qual é a discussão por trás dos videogames”, explica Wall, que já produziu artistas como Patti Smith e David Byrne, e compõe músicas para jogos eletrônicos desde 1996, e já produziu mais de 30 trilhas de games.

Divulgação
O evento, que já passou por diversos países, terá ainda concurso de cosplayers e um torneio de Guitar Hero.

Para o outro criador do evento, Tommy Tallarico, a interatividade e animação do concerto faz com que os jovens “tenham uma percepção diferente do que é uma orquestra”. Ele, diz que os não-jogadores ficam impressionados com a “vibração e emoção das trilhas de games”.

Tallarico é considerado o maior compositor de game music do mundo: compôs trilha para 275 jogos, o que lhe deu um posto na edição de games do Livro Guiness dos Recordes.

“O concerto mostra que uma orquestra sinfônica pode ser mais agressiva, pesada”, conta o produtor Sérgio Murilo Carvalho, que trouxe o evento ao Brasil, já pela terceira vez – a primeira foi em 2006, com shows apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro, e a segunda, em 2007, incluiu Brasília na turnê.

O evento, que já passou por países como Estados Unidos, Canadá, Taiwan, Inglaterra, Nova Zelândia, e Coréia do Sul, terá ainda concurso de cosplayers e um torneio de Guitar Hero, cujo vencedor poderá se apresentar no concerto, acompanhado de toda a orquestra.

Serviço

Vídeo Games Live. Hoje, às 21h, no Grande Auditório do Teatro Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido), em Curitiba. Entradas a R$ 103,00 (inteira) e R$ 53,00 (meia), à venda no Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br).