O fotógrafo Beppe Zagaglia lançou na sexta-feira (28) o livro “Briscola, Maestro! Il piccolo mondo di Luciano Pavarotti”, que relata a vida particular do tenor italiano Luciano Pavarotti, ressaltando aspectos como sua relação com a família e seu amor por jogar cartas. A obra traz também as impressões de Adua Veroni e de Nicoletta Mantovani, esposas de seu primeiro e segundo casamento.

Publicado pela editora Artioli, com a contribuição do município de Modena, o volume foi lançado primeiro na cidade italiana, com as presenças do prefeito Giorgio Pighi, da irmã do tenor, Gabriella Pavarotti, e de muitos amigos do cantor.

Uma das convidadas para o evento foi a soprano Raina Kabaivanska Mantovani, que não pode comparecer por conta do mau tempo. Contudo, Mantovani marcou sua presença no lançamento da obra por meio de uma ligação telefônica.

Zagaglia, amigo de infância de Pavarotti, reuniu no livro dezenas de fotografias de Pavarotti “em família”, tiradas ao longo dos anos, muitas delas inéditas. Ao lado das imagens, o autor recolheu os relatos e as lembranças de familiares e amigos de Pavarotti, que traz curiosidades e anedotas sobre a vida do cantor.