A partir do dia 2 de novembro, quem gosta de crônicas e de navegar na internet terá uma opção a mais de informação e entretenimento: o www.vidabreve.com.br. A proposta do site é levar ao internauta algo que já é marca registrada do jornalismo impresso, de uma maneira simples, prática e, ainda, com o complemento agradável das ilustrações.

continua após a publicidade

O site contará com a participação de cronistas e ilustradores não só de Curitiba, mas também de outros estados. Cada dia da semana, uma dupla vai postar seu trabalho no site, sendo que as crônicas anteriores ficarão em um arquivo.

O site também terá espaço de interação com os internautas e, se tudo der certo, mais tarde contará com a participação de outros cronistas. Os idealizadores pensam, ainda, em publicar um livro com os textos.

No projeto piloto, os cronistas que participarão são: Ana Paula Maia (escritora, roteirista, dramaturga, música e publicitária); Eliane Brum (escritora, cineasta e jornalista); Fabrício Carpinejar (poeta, escritor e cronista); Humberto Werneck (jornalista e escritor); Luís Henrique Pellanda (escritor, jornalista, dramaturgo, roteirista e músico); Rogério Pereira (escritor e jornalista); Tatiana Salem Levy (escritora, tradutora e doutora em Estudos de Literatura).

continua após a publicidade

Os assuntos são variados e o trabalho será para todos os gostos, uma vez que traz cronistas de diversas cidades, com olhares diferentes sobre o mundo. Grande maioria dos temas será atemporal, mas nada impede de um determinado dia haver comentários acerca de um assunto que esteja em voga.

“Cada cronista escreve de acordo com o seu referencial, cada um deverá criar uma identidade no site. A ideia é simples, de resgatar um gênero muito popular na imprensa, mas também queremos dar visibilidade a um trabalho que já desenvolvemos em um meio que tem grande poder de mobilização, que é a internet”, conta um dos editores do site, Rogério Pereira.

continua após a publicidade

Ele explica que, à medida em que o trabalho for mostrando sua receptividade, a ideia é crescer. “Vamos trabalhar nas potencialidades que o site tiver. O legal é ter vários cronistas, pois um poderá trazer leitores para o outro”, comenta Pereira.

O outro editor do Vida Breve, Luis Henrique Pellanda, comenta que as crônicas são muito simples, populares, mas com um traço literário. Ele faz uma comparação com os blogs.

“Hoje vemos muito blogs, mas que na maioria das vezes fazem mais comentários objetivos sobre as atividades de determinada pessoa. Já as crônicas trazem mais subjetividade. A ideia não é nova, pois as crônicas existem há muito tempo, apenas transferimos a ideia para a internet”, comenta.

Os ilustradores são: Felipe Rodrigues (jornalista, desenhista e músico); Marco Jacobsen (chargista e cartunista); Osvalter Urbinati Filho (designer gráfico); Ricardo Humberto (designer gráfico); Simon Ducroquet (artista gráfico e jornalista); Tereza Yamashita (designer e escritora infanto-juvenil) e Ramon Muniz (empresário).

Osvalter, que trabalha em O Estado, diz que está na expectativa. “Eu nunca participei de um projeto como esses, mas acho que o site vai surpreender. O legal é que, por reunir vários profissionais, o público vai poder comparar os trabalhos”, diz o designer.

Confira a programação do Vida Breve:

*Segunda-feira
Cronista: Rogério Pereira
Ilustrador: Ricardo Humberto

* Terça-feira
Cronista: Eliane Brum
Ilustrador: Ramon Muniz

* Quarta-feira
Cronista: Fabrício Carpinejar
Ilustrador: Osvalter Urbinati

* Quinta-feira
Cronista: Luís Henrique Pellanda
Ilustrador: Simon Ducroquet

* Sexta-feira
Cronista: Tatiana Salem Levy
Ilustrador: Felipe Rodrigues

* Sábado
Cronista: Ana Paula Maia
Ilustradora: Tereza Yamashita

* Domingo
Cronista: Humberto Werneck
Ilustrador: Marco Jacobsen