Vanguarda alemã no Memorial

Perfilada na linha de frente da vanguarda da música eletrônica na Alemanha, a banda Pluramon se apresenta hoje às 20h no Memorial de Curitiba. O grupo reúne quatro dos melhores músicos alemães, liderados por Marcus Schmickler. Completam o time o guitarrista Hayden Chisholm, o baixista Hannes Vesper e o baterista Daniel Schröteler. A promoção é do Instituto Goethe e da Fundação Cultural de Curitiba.

Durante oito anos de trabalho, Schmickler explorou a produção de ambientes sonoros. Seu projeto nasceu com o firme propósito de ser um coletivo criativo não-conceitual. O primeiro disco, Pick Up Canyon, foi lançado pelo selo Mille Plateaux e se baseou na experimentação do som da guitarra como instrumento que produz sons eletrônicos. O objetivo era investigar as transições da estrutura e da melodia. Schmickler define: “Creio que é bastante microscópico, dando ao ouvinte a oportunidade de ouvir um instrumento como se fosse através de uma lente de terceira dimensão, permitindo-Ihe ouvir o espaço entre cada instrumento”.

O segundo CD, Render Bandits, dá continuidade ao trabalho anterior, aprofundando novas fontes sonoras. Para este projeto foram convidados artistas diferentes como Jaki Liebezeit (Can), Jan St. Wemer (Mouse on Mars, Microstoria), agregando-se nele uma paisagem sonora com a manipulação de gongos, tambores, guitarras e teclados, inspirados em fontes eletroacústicas e eletrônicas.

O trabalho que o Pluramon apresenta na presente turnê foi extraído de sua última produção Dreams Top Rock (Karaoke Kalk), mais acessível que as anteriores e menos experimental. E isto não apenas por concentrar-se em composições curtas, mas também em virtude da presença de trabalhos vocais que são originalmente trabalhados por Julee Cruise (que trabalhou com David Lynch e Angelo Badalamenti no filme Mistérios do Amor), e que nesta turnê são reproduzidos eletronicamente. Em seu todo, as composições deste programa evocam um estado entre o melodramático e o melancólico, onde vozes angelicais são atravessadas por sons fortes e distorcidos de guitarras e bateria.

***

Hoje às 20h no Memorial de Curitiba. Ingressos a 10 e 5 reais.

Voltar ao topo