Urbenauta, de São Paulo para novas aventuras

O jornalista Eduardo Fenianos, que em 1997 fez uma expedição pelas ruas de Curitiba, lançou ontem o livro São Paulo – Uma Aventura Radical, que conta a história da sua última aventura que foi feita pelos bairros da cidade. Além das livrarias, a obra é encontrável nos bares Brahma, Armazém São José e Freguesia, que oferecem um chope de brinde. Durante a sessão de lançamento, ele anunciou que a próxima cidade a ser “desbravada” será decidida pelos internautas.

Em São Paulo, o objetivo de Eduardo, autodenominado urbenauta, era conviver com diversas tribos diferentes, do rico ao pobre, do bandido ao trabalhador… “A minha intenção era ver de perto a vida das pessoas de uma cidade que é quatro vezes maior que Curitiba, independente da sua classe social”, diz ele, lembrando ter passado 25 dias em favelas.

Durante os 120 dias de viagem, sobreviveu no primeiro mês com um salário mínimo de R$ 150,00, e nos outros com R$ 180,00. “Grande parte do dinheiro eu gastava abastecendo o carro, por isso não sobrava muito”, conta. A cada noite Fenianos dormia em um lugar diferente, chegando a dormir várias vezes na rua. “Dormia com mendigos que, vendo a minha situação e o meu estado, chegavam até a me ensinar a pedir” conta. A alimentação ficava por conta de quem o hospedava, ou pedia em restaurantes e casas.

Nos quatro meses de viagem Eduardo passou por várias situações inusitadas e conheceu muitas pessoas diferentes, como assassinos, prostitutas, bandidos, traficantes, gente importante e famosa. “Eu estava numa favela próxima ao Morumbi, e tinha um conhecido que ficava me mostrando as casas dos artistas, e ao passar em frente da casa dela, disse a essa pessoa que iria dormir ali um dia. Então resolvi fazer uma carta e mandar para ela, foi a partir deste momento que sua assessora entrou em contato comigo e fui para a casa de Ana Maria Braga”, relata.

Além do livro, a viagem a São Paulo resultará também em um álbum fotográfico editado, exposição de slides e, segundo o urbenauta, provavelmente um documentário. Rio de Janeiro, Salvador, Brasília ou Porto Alegre são as cidades em que os intenautas votarão no site www.urbenauta.com.br, e decidirão qual será o próximo destino de Eduardo Fenianos.

Voltar ao topo