A marca da programação de filmes da semana é a diversidade. Há boas opções nos mais variados gêneros, começando pela "grife" de ação Máquina Mortífera. A maior novidade, em se tratando dos estilos que a tevê costuma privilegiar, é Os Filhos do Paraíso, de Majid Majidi embora exibido em horário "ingrato", na sessão "Corujão" de quinta-feira, às 3h45. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999, o longa-metragem acompanha com delicadeza e inocência um tema aparentemente banal, como é de praxe no cinema iraniano. A história mostra o drama de um garoto de família humilde que perde o único par de sapatos de sua irmã mais nova. Enquanto tentam resolver o problema sem que os pais descubram, ele tem de lhe emprestar seus tênis para que ela possa ir à escola. O elenco é formado por atores não profissionais, que levam à cena temas como família, companheirismo e sobrevivência.

Para quem gosta de aventura, a boa pedida é Máquina Mortífera 4, cartaz de domingo no SBT. Com Mel Gibson, Danny Glover e Rene Russo, o filme mostra a dupla Riggs e Murtaugh às voltas com uma gangue chinesa. A novidade no elenco é o comediante Chris Rock, que interpreta um detetive estagiário, namorado secreto da filha de Murtaugh.

Hoje

Assalto Sobre Trilhos

(Band, 22 h) Money Train, de Joseph Ruben. Com Wesley Snipes, Jennifer Lopez e Woody Harrelson. EUA, 1995, cor, 109 min. Ação.  Dois irmãos de criação são policiais que trabalham disfarçados no metrô de Nova York, prendendo ladrões e vigiando o trem coletor, que transporta milhões de dólares das bilheterias. Só que os dois se apaixonam pela mesma garota, uma bela policial.

Máquina Mortífera 4

(SBT, 22h30) Lethal Weapon 4, de Richard Donner. Com Mel Gibson, Danny Glover e Rene Russo. EUA, 1998, cor, 115 min. Ação. Os policiais Riggs e Murtaugh investigam a entrada ilegal de estrangeiros no país. A operação, liderada por um perigoso mafioso chinês, cruel e perito em artes marciais, também envolve falsificação de dinheiro. Além disso, a dupla passa por grandes mudanças na vida pessoal, pois Lorna esta grávida e Murtaugh vai ser avô.

Labirinto do Crime

(Band, 1 h) Iron Maze, de Hiroaki Yoshida. Com Brigdet Fonda, Gabriel Damon e J.T. Walsh. Japão, 1991, cor, 105 min. Drama. Para descobrir a verdade sobre a tentativa de assassinato de um magnata japonês em uma pequena cidade do interior dos EUA, a polícia interroga a própria vítima, sua esposa americana e um operário desempregado. Mas cada um tem uma versão inteiramente diferente dos fatos.

Uma Proposta Perigosa

(SBT, 1h30) Dangerous Dowry, de Dennis Satin. Com Katja Riemann, Hannes Jaenicke e Heinz Hoenig. ALE, 1996, cor, 90 min. Drama. Uma  bela taxista de Berlim é salva por um jovem russo de um passageiro violento. Ele pede a taxista em casamento, pois precisa ter visto de permanência em Berlim. O casamento, no entanto, não incluiria relações sexuais e ele daria à moça mil dólares.

Síndrome de Caim

(Globo, 2h55) Raising Cain, de Brian De Palma. Com John Lithgow, Lolita Davidovich e Steven Bauer. EUA, 1992, cor, 110 min. Suspense.  Psicólogo infantil resolve passar um tempo em casa ajudando a criar a filha. Mas ele demonstra um comportamento obsessivo, que leva sua esposa a se envolver com outro homem.

Amanhã

Um Ratinho Encrenqueiro

(Globo, 15h35) Mouse Hunt, de Gore Verbinski. Com Nathan Lane, Lee Evans e Christopher Walken. EUA, 1998, cor, 90 min. Comédia.  Dois irmãos encrenqueiros um espertalhão, o outro menos inteligente herdam uma mansão caindo aos pedaços, mas que, reformada, pode render uma fortuna. Eles não contavam, porém, com o morador do lugar: um ratinho disposto a expulsar os "invasores".

O Escorpião Rei

(Globo, 22h05) The Scorpion King, de Chuck Russell. Com The Rock, Steven Brand e Michael Clarke Duncan. EUA, 2002, cor, 112 min. Aventura. Em uma época bem remota, a cidade de Gomorra é governada pelo cruel Memnon. As tribos da região decidem combater suas maldades.

A Corrida da Vingança

(Globo, 3h) The Heist, de Stuart Orme. Com Pierce Brosnan, Tom Skerritt e Wendy Hughes. EUA, 1989, cor, 100 min. Drama. Trapaceado por um sócio, homem cumpre pena por um crime que não cometeu. Depois de solto, espera esclarecer o ocorrido.

Terça

Dragões Para Sempre

(Globo, 15h40) Dragon Forever, de Sammo Hung. Com Jackie Chan, Sammo Hung e Yuen Biao. Hong Kong, 1988, cor, 100 min. Ação. Jackie Chan tenta impedir que um industrial continue poluindo o meio ambiente. A trama mescla humor e ação.

Código de Honra

(Globo, 3h20) Rage And Honor, de Terence H. Winkless. Com Cynthia Rothrock, Richard Norton e Terri Treas. EUA, 1992, cor, 105 min. Ação. Um policial e uma instrutora de artes marciais se unem para combater policiais corruptos.

Quarta

Nadine, Um Amor à Prova de Bala

(Globo, 3h35) Nadine, de Robert Benton. Com Jeff Bridges, Kim Basinger e Rip Torn. EUA, 1987, cor, 95 min. Comédia. No Texas, em 1954, uma cabeleireira grávida assiste a um crime.

Quinta

Ninguém Segura Este Bebê

(Globo, 15h40) Baby’s Day Out, de Patrick Read Johnson. Com Lara Flynn Boyle, Joe Mantegna e Jacob Worton. EUA, 1994, cor, 105 min. Comédia. Um bebê de uma família rica é seqüestrado por um trio de bandidos mas consegue escapar. Engatinhando, ele apronta várias estripulias em Nova York e deixa os seqüestradores malucos.

Filhos do Paraíso

(Globo, 3h45) Children of Heaven, de Majid Majidi. Com Mohammad Amir Naji, Amir Farrokh Hashemian e Bahare Seddiqi. Irã, 1998, cor, 100 min. Drama. Um garoto de nove anos perde o sapato recém-consertado da irmã quando ia para a escola. Filhos de pais humildes, decidem não contar o ocorrido e revezam o único par de sapatos restante, enquanto ele tenta ganhar o terceiro lugar numa maratona, onde o prêmio são calçados.

Sexta

Alta Tensão

(Globo, 15h35) Bird On A Wire, de John Badham. Com Mel Gibson, Goldie Hawn e David Carradine. EUA, 1990, cor, 90 min. Aventura. Rick foi testemunha do Estado durante muitos anos. Ele vivia protegido pelo programa de proteção às testemunhas e cada vez que sua identidade era ameaçada, assumia novo nome e nova vida. Tudo ia bem até ele reencontrar sua ex-noiva. Perseguidos, vivem mil perigos.

Os Inocentes

(Globo, 4h15) The Innocents, de Jack Clayton. Com Deborah Kerr, Peter Wyngarde e Megs Jenkins. ING, 1961, P&B, 90 min. Terror. Jovem governanta aceita cuidar de um casal de crianças órfãs de aparência angelical, que parecem esconder um segredo.