Uma ópera compacta marca a história

A ópera compacta A Solteirona e o Ladrão é uma obra cômica, composta pelo italo-americano Gian Carlo Menotti em 1939, foi a primeira ópera feita para o rádio. Na montagem em Curitiba, com direção de Isidoro Diniz, o trabalho ganha referências à era do rádio, resgatando os tempos em que este meio de comunicação viveu seus anos dourados.

O cenário, por exemplo, terá como ambientação um antigo estúdio. Nele, os cantores assumirão o papel de um elenco que estará apresentando a peça numa transmissão ao vivo pelo rádio. Um apresentador, que vive um operador técnico de rádio, se encarregará de apresentar cada uma das cenas ao público.

O elenco traz os cantores Débora de Oliveira, Isabel Batista, Fátima Castilho e Pepes do Valle, além do pianista Carlos Assis e do ator Aldice Lopes.

O espetáculo abre as comemorações dos 25 anos de carreira artística do ator e produtor Isidoro Diniz, um dos grandes nomes do teatro paranaense. A Solteirona… leva para o formato pocket opera uma história cômica com apenas um ato e quatorze cenas curtas. São quatro personagens em cena: o mendigo Bob, a solteirona Miss Pinkerton, sua criada Laetitia e Miss Todd. A estética, pouco divulgada no Brasil, mistura elementos da mídia do rádio com aspectos morais da sociedade.

Leve e divertida, a ópera tem um caráter teatral indisfarçável. Trata-se de um trabalho que não atinge somente a platéia lírica, mas também o público menos iniciado. Tem cerca de uma hora de duração.

O elenco revela mais uma vez o talento de cantores profissionais paranaenses que têm destaque internacional.

Resumo da ópera

O mendigo Bob chega para virar a vida da solteirona Miss Todd e de sua criada Letitia de pernas pro ar. Carentes da companhia de um homem, as duas mulheres transformam num inferno a vida do pobre homem que queria apenas um pouco de comida. Depois de ter conseguido sua refeição, Bob vai sendo convencido a ficar mais. Miss Todd e Letitia tentam impedi-lo de ir embora, oferecendo casa, comida e roupa lavada. Miss Todd e a criada chegam até a roubar uma loja de bebidas para satisfazer a sede de Bob, adepto do Gin.

Neste meio tempo, a vizinha, Miss Pinkerton, descobre que um ladrão, com as mesmas características de Bob, fugiu da cadeia. As duas ficam apavoradas, mas como já estão com ele em casa, e gostando da situação, não o delatam. A partir deste enredo, a confusão está criada.

Serviço
A Solteirona e o Ladrão, ópera cômica 24 a 27 de julho (sábado a terça).www.isidorodiniz.com.br
Espaço Teatro Regina Vogue Av. Sete de Setembro, 2775 -piso 2 (41) 2101-8292

Ingressos a R$ 10
Importante: nesta segunda os ingressos custarão 1 kg de alimento ou um agasalho que serão destinados a organizações de caridade.

Voltar ao topo